8 fatos sobre o diabetes que vão melhorar a sua qualidade de vida

Confira alguns aspectos importante a respeito dessa condição

8 fatos sobre o diabetes que vão melhorar sua qualidade de vida Clube do Diabetes

Todo mundo que convive com o diabetes – seja o tipo 1 ou o tipo 2 – sabe muito bem do que se trata essa condição. Porém, há sempre opções de atitudes que podem ser tomadas, sempre visando melhorar sua qualidade de vida.

Pensando nisso, separamos oito pontos para você colocar em prática e tornar essa patologia em um simples detalhe em sua rotina. Confira só:

1 – Exercite-se

Praticar exercícios físicos é essencial para ter uma boa qualidade de vida, principalmente para quem tem diabetes. Pois, além de manter os níveis de açúcar no sangue controlados, também auxilia na administração do peso. Então, se você possui a condição, escolha uma atividade e coloque-a em prática regularmente! Vale lembrar: sempre com orientação de uma especialista da área.

 

2 – Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta à base de vegetais pode ajudar na prevenção e controle do diabetes tipo 2, já que está diretamente ligado à obesidade. Além disso, o ideal é investir também em frutas, legumes e grãos integrais, que ajudam a diminuir os níveis de glicose.

Esse alimentos têm muitas vitaminas e nutrientes em sua composição, o que melhora significativamente a sensibilidade das células de nosso organismos à insulina.

 

3 – Controle a condição

O mais recomendado por especialistas é manter a glicose sempre controlada entre 70 e 100 mg/dL. Mas é preciso ficar atento: se estiver mais de 100 mg/dL em jejum e 140 mg/dL depois de uma refeição, você pode estar com hiperglicemia.

Agora, se estiver abaixo de 70 mg/dL, um quadro de hipoglicemia está se desenvolvendo. Por isso, o ideal é medir com constância para evitar o desenvolvimento de problemas mais graves.

 

4 – Tome seus medicamentos

Tão importante quanto a insulina, é o consumo correto de remédios indicados pelo seu médico. Nos dois tipos da condição, os medicamentos específicos para os diabéticos têm a capacidade de diminuir a resistência das células à insulina, auxiliando o pâncreas a normalizar essa produção.

 

5 – Faça a contagem de carboidratos

Calcular a quantidade desse macronutriente é muito importante. Afinal, possuem ligação direta com os níveis de glicose no sangue do diabético. Aliás, essa medição é calculada a partir da quantidade de carboidratos que é consumida diariamente.

Vale destacar que é necessário auxílio de um nutricionista para saber qual a melhor dieta para sua necessidade.

 

6 – Tecnologia

A evolução da tecnologia chegou para ajudar os diabéticos. Hoje temos aparelhos como glicosímetros, bombas de infusão automática de insulina, sensores que medem a glicose constantemente, entre outros. Procure o aparelho que mais se adequa às suas necessidades diárias.

 

7 – Atenção às complicações

O diabetes, infelizmente, pode desencadear outras complicações médicas como problemas nos rins, pés, pele e olhos, por exemplo. Porém, se a condição for controlada, pode evitar o aparecimento dessas patologias.

 

8 – Faça exames de rotina

É essencial manter seus exames de rotina em dia, dessa forma você consegue constatar qualquer tipo de alteração e tratar com antecedência.

Viu só como você pode ter uma boa qualidade de vida apenas levando em consideração esses aspectos citados anteriormente? Coloque-os em prática!

Falando em saúde e bem-estar, confira outras matérias relacionadas aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES