5 questões negativas para deixar de lado após receber o diagnóstico de diabetes

Encare a condição com pensamentos positivos!Questões negativas para deixar de lado após receber o diagnóstico de diabetes Clube do DIabetes

Após o diagnóstico do diabetes, seja o tipo 1 ou o tipo 2, logo algumas questões negativas começam a surgir, assim como acontece com todas as outras doenças. Porém, conviver com essa condição não precisa ser o “fim do mundo”. E nós vamos te provar isso!

Afinal, trata-se de uma enfermidade crônica, progressiva e sem cura, mas que pode ser perfeitamente controlada se a pessoa levar uma vida saudável e seguindo todas as recomendações médicas. Então, nada de desespero!

Separamos cinco pensamentos negativos para deixar para lá após ser diagnosticado com diabetes. Seu dia a dia pedirá alguns cuidados a mais, mas tudo para garantir bem estar e tranquilidade. Confira:

 

1 – “Minha vida será mais curta”

Preocupado com a expectativa de vida e como ela pode ser afetada com o diabetes? Muita calma nessa hora. Leve uma vida mais tranquila, basta cuidar da sua saúde apenas com mais atenção:

  • Pratique exercícios regularmente;
  • Faça a medição da glicemia constantemente;
  • Mantenha uma alimentação saudável e regrada;
  • Beba ao menos 2 litros de água por dia;
  • Prefira produtos integrais;
  • Evite alimentos açucarados e fritos;
  • Não abuse no sal.

Aliás, se o diagnóstico da condição for cedo, as chances de não se desenvolver são grandes. Por isso, o recomendável é fazer visitas frequentes ao médico, ainda mais se você tiver histórico de outros casos na família.

 

2 – “Nunca mais poderei comer doces”

O diabético pode, sim, comer doces. O importante é basta consumi-los de forma combinada com exercícios físicos.

Uma boa dica é optar pelo chocolate amargo, por exemplo, que ajuda no controle do colesterol. Então, prefira o 60% ou 70% cacau, já que também possuem baixos níveis de gordura e açúcares.

Mas é preciso ficar atento aos doces diets, pois esses produtos possuem carboidratos que podem elevar a glicemia do sangue. Outro ponto é o alto teor de gordura que é adicionado ao doce para conseguir uma textura mais agradável.

 

3 – “Vou viver em um consultório médico/hospital”

É claro que é muito importante fazer consultas frequentes a um especialista para saber sobre o andamento do diabetes, mas isso não significa que você irá “morar” em hospital.

Assim como todas as outras doenças, é preciso fazer acompanhamento médico regular. Tomando essas atitudes, você poderá levar uma rotina sem maiores preocupações e complicações. Por isso, deixe esse pensamento negativo para lá!

 

4 – “Vou perder a visão”

De fato, após o diagnóstico, o cuidado com a visão precisa ser constante. Estar atento a mudanças oculares é imprescindível para manter a qualidade da sua visão. Porque essa patologia realmente provoca alterações nos vasos sanguíneos dos olhos, o que pode levar ao desenvolvimento da retinopatia diabética.

Por isso, o diabético precisa realizar exames frequentes de fundo de olho em um oftalmologista. Outro cuidado para que nada aconteça com a visão é manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

 

5 – “Meus filhos também terão diabetes”

Como o diabetes é uma doença genética, se pai ou mãe tiver, é possível que os filhos também desenvolvam em algum momento. Se o casal tiver o tipo 1 da condição, existe a probabilidade de 30% de a criança desenvolver a patologia. Agora, se só a mulher tiver a doença, as chances caem para apenas 4%; se for só o pai, 6%.

No caso do diagnóstico de diabetes tipo 2, se pai e mãe tiverem o diabetes, a chance aumenta para 75%. Fatores como sedentarismo e má alimentação também colaboram para o aparecimento da patologia.

Perceba que nada representa uma verdade absoluta. Tudo é passível de melhores resultados, de mais saúde e, sobretudo, mais leveza no dia a dia. Apesar de ser uma doença, com o tempo você aprenderá conviver com o diabetes e transformar os cuidados diários em parte da sua vida.

Falando nisso, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES