Você sabia que o diabetes pode tornar os ossos mais frágeis? Em uma pesquisa apresentada durante o Congresso Mundial de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas, que foi realizada na Polônia, em abril deste ano, mostrou-se que essa condição promove o enfraquecimento dos ossos. Isto é, tornando o surgimento de fraturas mais suscetível em diabéticos.
Cientistas da Universidade Médica da Bielorrússia compararam 97 pessoas com diabetes tipo 1 com outras 77 totalmente saudáveis e chegaram à conclusão que 18,5% do primeiro grupo já sofreram vértebras quebradas, contra 1,3% da outra turma.
“Já tínhamos mais noção de que isso acontece mesmo no diabetes tipo 1. Mas, agora estão surgindo evidências com o tipo 2 também”, destacou Marise Lazarreti Castro, endocrinologista e também presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, à revista Saúde.
Aliás, para comprovar ainda mais esse resultado obtido, foi realizada uma segunda pesquisa com 94 mulheres na fase da menopausa e com o tipo 2 da condição e outras 89 com os níveis normais de glicemia.
Constatou-se que as chances dessas mulheres sofrerem fraturas nas vértebras é três vezes maior, assim como também foi visto que pessoas sem diabetes não apresentaram alterações em seus exames de sangue e osteoporose.
“Não é a densidade de osso, e sim a qualidade dele que está sendo afetada. Há, inclusive, uma teoria de que a glicose afetaria o colágeno, uma proteína abundante nos ossos”, explicou Marise.
Por ser um problema silencioso, é necessário realizar radiografias e também a densitometria óssea, que mede a densidade desse órgão. Somente assim é possível detectar qualquer tipo de fratura. Se necessário, seu médico também receitará a ingestão de cálcio e vitamina D, por exemplo.
Aliás, essas medidas preventivas ainda ajudam no controle da glicemia do sangue, além da prevenção de lesões e fraturas. Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos também são ações benéficas para prevenir o diabetes. Tanto a prevenção quanto o tratamento são essenciais para manter os ossos “inteiros”. Pense nisso!
Por fim, aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!