A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, no início de agosto deste ano, a inclusão no SUS (Sistema Único de Saúde) da cirurgia metabólica como alternativa para o tratamento de pessoas com o diabetes tipo 2 – condição que está diretamente associada à obesidade.
Esse tipo específico de operação só será realizada em pacientes que não tiveram bons resultados com os tratamentos convencionais. Outros pré-requisitos também serão obrigatórios para a aprovação, como:
A cirurgia metabólica gera ótimos resultados no controle dos níveis de açúcar no sangue, redução de doenças nos rins, olhos e amputações, além diminuir o risco de morte. Além disso, também resulta no corte do uso de insulina e medicamentos para tratar essa patologia, já que o paciente volta a ter metabolismo estável e, portanto, não depende mais desses insumos para manter a saúde em dia.
Vale ressaltar que essa operação era feita somente de forma experimental em algumas regiões do Brasil, a partir das redes particulares. Mas, no fim do ano passado, o Conselho Regional de Medicina liberou esse tratamento como opção para os diabéticos.
Por fim, resta saber quando essa cirurgia será implementada na rede pública de saúde dos demais estados do Brasil. Esperamos que o mais rápido possível, é claro. Afinal, tudo que beneficia a vida do diabético é sempre importante e bem-vindo.
Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!