Alimentação à base de vegetais auxilia na prevenção do diabetes tipo 2

Conheça a dieta chamada plant-based 

Alimentação a base de vegetais Clube do Diabetes

Um estudo realizado pela Universidade Harvard revelou que pessoas que seguem uma dieta à base de vegetais – sem qualquer tipo de carne ou produtos de origem animal -, possuem um risco menor de desenvolver o diabetes tipo 2 ao longo da vida.

Para chegar a essa conclusão, cientistas combinaram o resultado de cerca de nove pesquisas realizadas sobre a chamada plant based diets (dieta onde só se come plantas), como grande instrumento para evitar o aparecimento dessa condição.

Esse levantamento reuniu cerca de 300 mil voluntários que tiveram suas dietas controladas por um período de 2 até 28 anos. De todas essas pessoas, 23 mil foram diagnosticadas com o tipo 2 da patologia.

Após obter esse resultado, os pesquisadores concluíram que os indivíduos que só se alimentaram com vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais reduziram significativamente as chances de desenvolver a doença em cerca de 30%.

Quem consumiu algum tipo de fonte animal, aumentou o risco em 23%. Pois houve uma evolução da glicemia crônica por causa da ingestão desses alimentos específicos.

O real motivo desse resultado? Alimentos naturais possuem mais vitaminas e nutrientes. O que ajuda a melhorar a sensibilidade das células à insulina, regulando assim a concentração de açúcar no sangue.

Vale ressaltar que o diabetes tipo 2 está diretamente relacionado à obesidade. Por isso, se você manter uma alimentação saudável ao longo da sua vida, suas chances podem ser reduzidas. Pense em suas escolhas para obter uma trajetória longa e sem problemas relacionados à doenças.

Falando em saúde, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes:

Aliás, aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES