Grãos integrais podem ajudar a prevenir diabetes tipo 2

Entenda como esses alimentos desempenha importantes funções no seu organismo

Você gosta de consumir produtos integrais? Já experimentou?

Muita gente apresenta uma grande resistência, inclusive e até mesmo a provar aqueles alimentos considerados “naturebas”. Mas, a verdade é que muitos deles são deliciosos. E sabe o que mais? Eles vão te fazer sentir melhor consigo mesmo e, além disso, podem ajudar a prevenir doenças, como o diabetes tipo 2!

Essa função dos produtos integrais foi o resultado de uma pesquisa publicada em julho de 2018 por um grupo da Universidade de Oxford. O estudo envolveu mais de 55 mil participantes, homens e mulheres, entre 50 e 65 anos. Destes, um pouco acima de 7 mil foram diagnosticados com diabetes tipo 2, representando um índice de 13% do total.

A Dra. Débora Bohnen Guimarães explica, em entrevista para a Sociedade Brasileira de Diabetes, que os grãos integrais são boas fontes de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis.

“As solúveis, principalmente, favorecem o esvaziamento gástrico mais lento, fazendo com que o carboidrato ingerido na alimentação seja absorvido lentamente em forma de glicose”, explica a nutricionista, que o processo reduz o índice glicêmico do alimento, assim como o pico glicêmico após a refeição.

“Essa ação no organismo, por si só, já ajuda a controlar o peso, pois prolonga a sensação de saciedade após a refeição. Além disso, uma dieta de menor índice glicêmico também pode favorecer o menor depósito de gorduras corporais, por não estimular grandes secreções de insulina”, complementa.

A dra. Débora explica que, reduzindo a velocidade de absorção dos alimentos e, consequentemente, a quantidade de produção de insulina necessária para a digestão, esses tipos de grãos melhoram a sensibilidade do organismo ao hormônio. Com isso, abaixam a inflamação no organismo. É assim que o corpo desenvolve uma resistência maior ao risco de diabetes tipo 2.

Inclusive, a médica esclarece que, para pacientes já diagnosticados, os grãos integrais não deixam de apresentar benefícios durante o tratamento. “A recomendação alimentar para quem tem diabetes é manter uma dieta rica em fibras, escolher carboidratos de fontes naturais, como cereais integrais, frutas, legumes, leguminosas e laticínios desnatados.”

Tanto para pacientes já diagnosticados, quanto para a prevenção, a maioria dos grãos integrais é indicada. Mas a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes listou os quatro mais importantes, aqueles que não podem faltar:

Quinoa

O grão que se tornou super popular nos últimos tempos tem um altíssimo valor nutricional. A quinoa é rica em proteínas e gorduras saudáveis, que podem prevenir doenças cardíacas, por isso a indicação para pacientes diabéticos. Além disso, é rica em antioxidantes, que reduzem inflamações e protegem as células.

Cevada

Ótima fonte de vitamina B3, a niacina, a cevada é uma boa opção para a prevenção de doenças cardíacas. Por apresentar uma grande concentração de selênio, substância não tão comum em outros alimentos, também traz outros benefícios, como a perda de peso, aumento da massa muscular, regulação do sistema endócrino, melhora na imunidade, combate aos radicais livres e a prevenção de doenças cardiovasculares e até o câncer.

Aveia

A aveia é popular por ajudar ativamente a regular os níveis de colesterol e combater doenças cardiovasculares. Para pacientes diabéticos, as altas concentrações de fibras, vitaminas e minerais ajuda a reduzir a concentração de glicose no sistema circulatório.

Centeio

O centeio é rico em magnésio, um mineral importante no combate ao diabetes. O grão promove a perda de peso e combate doenças cardiovasculares, além de ter um menor índice glicêmico e oito vezes mais fibras do que a farinha de trigo.

O que acha, vai procurar receitas para incluir esses grãos na sua alimentação diária? Não esqueça que uma alimentação planejada e saudável pode reduzir a necessidade de controlar seu diabetes com remédios e melhorar sua qualidade de vida!

E falando em alimentação, tem outras matérias sobre o assunto aqui no Clube do Diabetes! Confira:

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa