Quem convive com o diabetes, seja o tipo 1 ou o tipo 2, conhece até “de trás para frente” que é essencial medir a glicemia corretamente. Mas, você sabe quantas vezes você deve verificá-la para manter-se seguro?
Medir a glicemia de forma correta evita problemas crônicos que podem se desenvolver a partir da falta de cuidados com o diabetes, como glaucoma, amputações de membros, problemas renais, pé-diabético, dificuldade nas cicatrizações, entre outros.
Por isso, o ideal é monitorar a glicemia em jejum e, também, após 2h das principais refeições do dia. E então, conforme o resultado que aparecer em seu glicosímetro, é preciso ajustar sua medicação.
De maneira geral, sem a ingestão de alimentos, o ideal é que seus níveis de glicose estejam entre 75 e 140 mg/dL; após o café da manhã, almoço e jantar, entre 75 e 160 mg/dL. Então, não tem com o que se preocupar se o número estiver nesses parâmetros.
Entretanto, se a situação for preocupante, existem algumas atitudes que você pode colocar em prática para abaixar o nível de açúcar do seu sangue como:
Se você acabou de descobrir que tem diabetes, ainda deve ter algumas dúvidas de como fazer essa medição correta em casa. Para te ajudar a encarar essa tarefa numa boa, separamos o passo a passo a seguir:
1 – Lave muito bem as mãos com água e sabão;
2 – Coloque a fita para o teste da insulina dentro do glicosímetro;
3 – Fure seu dedo com a agulha que vem acoplada ao aparelho;
4 – Encoste a gota de sangue na fita para realizar o teste;
5 – Aguarde alguns momentos até que o valor da glicemia apareça no visor.
Aliás, falando em glicemia, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:
Por fim, não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários! Vamos adorar ver a sua sugestão.