Principais sintomas do pré-diabetes

Principais sintomas do pré-diabetes
Confira como identificar o aparecimento dessa condição

Quando o pré-diabetes é detectado, muitas pessoas não dão a devida atenção. Entretanto, essa doença costuma ser silenciosa e evoluir gradativamente se não cuidada da maneira correta. Por isso, é importante estar atento aos menores sintomas de pré-diabetes que o corpo apresenta.

Na maioria das vezes, essa patologia aparece por conta de maus hábitos que incorporamos em nossa rotina, como consumir muitos doces, refrigerantes e alimentos gordurosos, além da falta de exercícios físicos, por exemplo.

Por mais que o nome dessa condição leve o “pré”, vale ressaltar que é, sim, uma doença. Então, é preciso tomar os cuidados necessários para que não haja uma evolução indesejável. Para te ajudar a identificar essa condição, separamos seus principais sintomas. Ao menor sinal, procure auxílio médico.

 

Fome excessiva

Um dos principais sintomas do pré-diabetes é a vontade de comer a todo momento opções não-saudáveis que envolvam gorduras ruins e açúcar, por exemplo. Seu organismo acaba se acostumando com esse hábito e pede cada vezes mais o consumo desses alimentos que fazem mal ao organismo.

 

Aumento de peso

Uma reação imediata à fome excessiva é o aumento de peso, claro. A obesidade, aliás, está diretamente associada ao diabetes tipo 2. Esses quilos a mais, na maioria das vezes, costumam se concentrar no abdômen. Então, fique ligado!

 

Insônia

O acúmulo de açúcar na corrente sanguínea faz com que você precise acordar várias vezes durante a noite para esvaziar a bexiga, atrapalhando seu sono. A apneia também está diretamente relacionada à condição.

 

Aumento da pressão arterial

A pressão alta é um dos principais sintomas do pré-diabetes que nosso corpo apresenta quando algo está errado. Essa elevação pode sinalizar que o diabetes começou a se desenvolver. Aliás, segundo dados do Ministério da Saúde, a hipertensão é um dos principais fatores de risco que contribuem para o aparecimento do tipo 2 da condição, e vice-versa. Por isso, não descuide do pré-diabetes.

 

Cansaço e irritação sem motivo

Se você parar de consumir açúcar repentinamente, o corpo começa a sentir falta desse insumo e apresenta efeitos colaterais como cansaço, irritação e fadiga – basicamente, sinais que representam a falta de energia.

Então, fique ligado. Não deixe que seu corpo chegue a estágios drásticos de qualquer doença. Escute seus sinais e dê atenção à sua saúde. Pré-diabetes não é brincadeira!

Gostou das nossas dicas? Um “truque” extra é manter seu exame de sangue sempre atualizado, pois é por meio desse hemograma que podemos diagnosticar diversos problemas em seu corpo com antecedência.

Falando em saúde, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários! Vamos adorar ver a sua sugestão.


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES