Pesquisa relaciona o uso de antidepressivos na gravidez ao diabetes gestacional

Medicamentos aceleram o desenvolvimento da condição em grávidas

Uso de antidepressivos na gravidez eleva o risco de diabetes gestacional Clube do Diabetes

Em uma recente pesquisa produzida pela revista BMJ Open, foi descoberto que fazer o uso de remédios antidepressivos na gravidez podem aumentar o risco desenvolvimento de diabetes durante essa fase tão delicada.

“A depressão precisa ser tratada durante a gravidez. Existem muitas formas de tratamento, e o antidepressivo é um deles”, explicou Anick Bérard, uma das autoras do projeto, à Galileu. E completou: “Se uma mulher estiver grávida e tomando antidepressivos, ela não deve parar sozinha, mas deve ter uma conversa com seu médico para avaliar o melhor caminho a seguir”.

A pesquisa tomou como base cerca de 237 mil grávidas do Canadá, com dados colhidos durante 18 anos, de 1998 até 2015. De todas as mulheres que participaram da avaliação, 20.905 desenvolveram o diabetes gestacional. Este é um fato preocupante, uma vez que pode desencadear problemas de pressão, por exemplo, ou até mesmo o tipo 2 da condição.

Entre as gestantes, 1.152 estavam fazendo uso de desse tipo de medicamentos ao decorrer da pesquisa. Então, chegou-se à conclusão que a ingestão de antidepressivos na gravidez eleva significativamente o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 1.

O estudo também revelou que o diabetes gestacional tem ainda mais chances de aparecer repentinamente se os medicamentos utilizados forem o amitriptilina e venlafaxina. Mas, você sabe identificar os sinais desta condição? Confira os principais sintomas dessa doença:

  • Sede excessiva;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Cansaço;
  • Perda de peso repentina;
  • Visão embaçada;
  • Cicatrização demorada de machucados;
  • Formigamento na parte inferior do corpo;
  • Gengivite.

Caso você apresente alguns desses sinais, é preciso procurar ajuda médica especializada para fazer o tratamento adequado. Fique atenta!

Agora, falando em patologias, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Por fim, aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES