A relação da gordura saturada e o diabetes

Dietas pobres em nutrientes podem ser fatais 

Gordura Saturada Clube do Diabetes

Em um pesquisa feita pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisou o plano alimentar de cerca de 11 mil pessoas com diabetes, que consumiam gordura saturada em suas respectivas dietas. Para isso, esses voluntários foram acompanhados durante 11 anos e, de 4 em 4 anos, preenchiam algumas enquetes sobre seus hábitos alimentares.

Para obter um resultado plausível, pesquisadores eliminaram quem já desenvolveu casos de doenças do coração e câncer. Outro grupo também foi eliminado: o de quem consumia muita ou pouca caloria durante o dia. Ou seja, os extremos.

Ao analisar os resultados, os estudiosos constataram que os integrantes que ingeriam mais gorduras saturadas e trans, estavam mais suscetíveis às doenças cardiovasculares e até risco de morte. Mas, as pessoas que consumiam gorduras “boas”, como as encontradas em peixes e óleos vegetais, reduziram a probabilidade do desenvolvimento de doenças.

“Esses pacientes já têm um risco aumentado de doenças cardiovasculares também por causa da síndrome metabólica, que geralmente acompanha o quadro”, ressaltou o endocrinologista Bruno Halpern, coordenador do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Diabetes, à revista Saúde.

Por isso, fontes ruins de calorias, como a gordura saturada, devem ser evitadas, pois, elas estão diretamente associadas ao aumento de peso. Afinal, trata-se de um fator decisivo no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e patologias como colesterol.

Por fim, a grande conclusão é: a ingestão dessas gorduras só piora o desenvolvimento do diabetes. Mas, “grandes estudos mostram que um dos principais problemas de reduzir lipídios é que eles acabam sendo substituídos pelo carboidrato”, concluiu Halpern.

Em razão disso, o ideal é manter uma dieta saudável. Rica em nutrientes, verduras, legumes, grãos integrais e frutas, por exemplo. Invista em sua qualidade de vida!

Agora, falando em alimentação, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES