Açúcar é a causa do diabetes?

Descubra definitivamente se este mito é verdadeiro ou não

O diabetes aumenta o nível de glicose no sangue. Mas será que o consumo excessivo de açúcar causa o distúrbio? O Clube do Diabetes vem resolver de uma vez este, que é um dos maiores mitos que cercam essa doença popular e misteriosa.

A verdade é que não. Não é o consumo excessivo de açúcar que causa o desenvolvimento do distúrbio. O diabetes tipo 2, que engloba 90% dos casos diagnosticados da doença no mundo, é causado por uma combinação de fatores. Entre os principais estão o sedentarismo, a tendência genética e o ganho de peso.

É claro que isso não exclui o consumo excessivo de açúcar. Contudo, se o indivíduo tem uma dieta rica em açúcar, mas, em contraposição, tem uma rotina de exercícios que garante a manutenção do peso, provavelmente não desenvolverá a doença.

 

De olho nos vilões

O açúcar não é o único vilão quando o assunto é o ganho de peso. Portanto, se você é daquelas pessoas que comem pouco açúcar, mas ganha peso consumindo massas e frituras… saiba que não está a salvo do diabetes!

Agora, se você se define como uma formiguinha e não pratica exercícios, o açúcar pode, sim, ser uma das causas de seu diabetes. Para o diabetes tipo 2, tudo depende da sua dieta, dos seus hábitos e da sua herança genética. O diabetes tem muitas variações e seu desenvolvimento não pode ser reduzido a uma só causa.

Em menor proporção, o diabetes tipo 1 não costuma ser desenvolvido ao longo da vida, apesar de ser possível. Ele geralmente é detectado logo na infância ou adolescência, e é causado por uma alteração do sistema imunológico. Aqui, o organismo destrói as células beta pancreáticas, responsáveis pela produção da insulina, hormônio que absorve a glicose dos alimentos.

Sem insulina suficiente para processar o alimento consumido, a glicose fica dando sopa no sangue ao invés de virar energia. Essa variação, então, não depende da dieta ou dos hábitos do indivíduo. Mas seu tratamento, mesmo assim, vai envolver hábitos saudáveis de exercícios e alimentação. Muitas vezes, combinados ao uso de medicamentos e insulina.

E aí, tirou esse mito da cabeça? Agora é lembrar que alimentação saudável envolve toda uma combinação de alimentos. Não é só cortar o açúcar que está tudo resolvido. Se quiser saber mais, veja aqui uma série de dicas de alimentação saudável para quem tem diabetes!

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES