Formiga na urina é sintoma de diabetes?

Entenda melhor este sintoma

Que o diabetes é uma doença causada pelo aumento de “açúcar” no sangue devido à insuficiência de insulina todos já sabem. Mas, que a urina também fica doce e atrai formigas muitos duvidam.

Há casos de pessoas que foram diagnosticadas com diabetes depois de encontrarem formigas no vaso sanitário e procurarem ajuda médica. Isso ocorre porque o corpo encontra outras formas de eliminar a glicose do sangue, que está em um nível muito alto.

Quando isso acontece, é preciso ficar atento ao risco de desidratação, pois o organismo quer descartar o excesso de açúcar com rapidez, o que faz com que aumente o número de vezes que se vai ao banheiro.

Outra razão para o surgimento de formigas no banheiro é glicosúria renal. Essa é uma doença, que pode ser hereditária ou não, caracterizada pela secreção de glicose na urina. Quem tem essa patologia não é necessariamente diabético, embora as duas apresentem excesso de glicose.

Normalmente, os rins filtram o sangue, eliminam as substâncias que não são necessárias e a glicose é reabsorvida, já que é importante na produção de energia. No caso da glicosúria renal, o que acontece é que os rins não fazem essa filtragem corretamente e, com isso, eliminam a glicose na urina.

Procure um médico

Se você nunca foi diagnosticado com diabetes, mas tem encontrado formigas no vaso sanitário após urinar, é muito importante que procure um médico imediatamente e faça exames.

Se você já é diabético, vale entrar em contato com seu médico de confiança, marcar uma consulta e verificar se é um caso de excesso de glicose no sangue ou se, por acaso, desenvolveu um quadro de glicosúria renal, ou adaptar seu controle glicêmico, já que pode estar eliminando glicose pela urina por estar descompensado.

Lembre-se de que cuidar da sua saúde, com exames regulares e visitas periódicas aos médicos de sua confiança, evita diagnósticos mais sérios. Qualquer patologia que esteja ainda em fase inicial é, sempre, mais fácil de ser tratada. Então, cuide-se!

Aproveite que está por aqui e confira outras matérias do Clube:

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa