Dicas para cuidar da saúde

Como dizem por aí, é melhor prevenir do que remediar!

Apesar de todas as referências positivas que recebemos todos os dias, que dizem que cuidar da saúde é sinônimo de estar de bem com o seu organismo, ainda temos a cultura de esperar uma doença aparecer para começarmos a nos preocupar.

Contudo, o bem-estar deve existir sempre. Ou seja, a mudança de hábitos diários para escolhas mais inteligentes e saudáveis é necessário para todos que desejam postergar o quanto for preciso o uso de remédios – não por não assumir que precisa, mas por realmente não precisar.

No caso dos diabéticos, alguns medicamentos são indispensáveis. Mas, mesmo assim, é possível construir hábitos de vida que tornam tudo muito mais simples. Dessa forma, o dia a dia fica mais leve!

Sono regular

Dormir bem é muito mais do que simplesmente te manter descansado. Porque a função de uma boa noite de sono vai além do que imaginamos, como acelerar o metabolismo, diminuir o estresse e potencializar as nossas qualidades, por exemplo.

Então, as dicas são simples: coloque o celular para carregar longe da cama. Assim, você conseguirá resistir à tentação de “dar só uma olhadinha” nas redes sociais antes de pegar no sono – isso, você sabe, pode se transformar em horas perdidas na frente do aparelho.

Deixar o ambiente o mais tranquilo possível também é importante – quanto menos interferências e estímulos, melhor. Então, apague as luzes, desligue a televisão e concentre-se apenas em relaxar.

Drogas, nem pensar!

Isso significa abandonar cigarro de vez, diminuir (e muito) a ingestão de bebidas alcoólicas, não consumir nenhum tipo de medicamento sem a prescrição médica e não abusar em nada que tenha cafeína – moderação é a chave!

Vitamina D

O sol é o nosso melhor amigo quando buscamos uma fonte gratuita e infinita de vitamina D. Abusar não faz bem, mas 15 minutos diários de exposição solar garantem benefícios ao organismo!

Respire fundo

O estresse é extremamente prejudicial ao nosso corpo – pode causar aumento da pressão arterial, problemas digestivos, dores de cabeça, insônia e outros distúrbios do sono, entre tantos outros problemas.

É claro que é impossível viver 100% longe do estresse, pois há muitos fatores que contribuem com o seu surgimento, como o trânsito, os problemas financeiros e o ritmo alucinante das empresas hoje em dia, por exemplo.

Mas, fazer exercícios de relaxamento e respiração ajudam muito. Então, quando sentir que o estresse está tomando conta de você, respire fundo dez vezes, com calma, sem pressa. Se isso não resolver, busque exercícios de relaxamento.

Ter momentos de lazer também é fundamental para se livrar do estresse e ser mais feliz. Não permita que as obrigações tomem conta totalmente do seu tempo. Você, assim como todas as outras pessoas, precisam de momentos de distração e mente tranquila.

Alimentação e exercícios

Tudo aquilo que já estamos cansados de ouvir: alimentação balanceada e exercícios físicos regulares fazem toda a diferença. Especialmente no caso dos diabéticos, todo alimento ingerido e exercício realizado deve ser muito bem planejado!

Atenção ao seu corpo

Esteja atento aos sinais que o seu corpo te proporciona. Toda mudança deve ser avaliada por um médico especialista – inclusive dentistas, no que diz respeito à saúde bucal, que muitas vezes é deixada de lado. Contudo, a saúde da nossa boca é essencial para o funcionamento do nosso organismo como um todo.

Dedique-se a mudar seus hábitos ruins por escolhas melhores e mais saudáveis. Em pouco tempo, você sentirá todos os benefícios!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa