Como controlar o diabetes nas festas de final de ano

Veja como curtir o período de festas com tranquilidade e responsabilidade

Como controlar o diabetes nas festas de final de ano Clube do Diabetes

Dezembro e janeiro são meses que, na maioria das vezes, a gente “enfia o pé na jaca”, não é mesmo? Comemorações empresariais de final de ano, amigo secreto, Natal, Ano Novo… Tudo isso faz com que a gente saia da rotina e acabe exagerando nas comidas e bebidas.

Porém, é preciso ficar atento as suas escolhas para evitar problemas maiores a curto e longo prazo. Para que essa situação não aconteça, separamos algumas dicas para você colocar em prática e curtir todas as festas com seu diabetes controlado.

 

Alimentação

Se você convive com o tipo 2 da condição, precisa fazer escolhas mais saudáveis em relação a sua alimentação, uma vez que sua patologia está diretamente relacionada à obesidade. Na hora da ceia, por exemplo, evite a farinha branca, doces e bebidas alcoólicas para não elevar sua glicemia. 

Nessa época, aumente o número de medições dos níveis de açúcar no sangue para que, ao menor sinal disfunção, você consiga resolver com rapidez. Procure verificar sempre antes e depois de se alimentar. 

Aliás, você pode comer de tudo um pouco, mas sempre colocando a moderação em primeiro lugar. Porém, fique de olho na quantidade de carboidratos de cada alimento que decidir ingerir. 

Em determinados casos, é preciso aumentar o número de vezes que você faz a aplicação da insulina para evitar um quadro de hipoglicemia. Mas, atenção: peça orientações do seu médico de confiança para fazer isso com segurança. 

 

Bebida alcoólica

O álcool pode ser um grande vilão durante as festas de final de ano. Porque tem o poder de alterar o princípio ativo dos medicamentos. Além disso, é rico em carboidratos, o que aumenta os níveis de glicose no sangue. 

Considere, também, que essa bebida aumenta o apetite, dificultando a perda de peso em pessoas que convivem com o diabetes tipo 2. E vale pensar que, se consumido sem controle e em quantidades exageradas, o álcool pode acarretar doenças sérias a curto e longo prazo.

 

Atividades físicas

Uma ótima forma de manter seu diabetes controlado durante as festas de fim de ano é praticando exercícios físicos. Não deixe essa rotina de lado, invista em atividades que você não consegue fazer durante os dias intensos de trabalho como caminha na areia e esportes de verão ao ar livre, por exemplo. 

Dessa forma, seu organismo ficará regulado corretamente e ainda ajudará a diminuir a resistência do organismo aos efeitos da insulina. Mas, lembres-se: procure sempre um especialista antes de promover qualquer atividade fora da sua “zona de conforto”. 

Colocando em práticas essas dicas que informamos acima, suas festas de final de ano prometem correr tudo dentro do planejado, com muita alegria e diversão ao lado de quem você ama! 

Falando em controle da doença, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja: 

Não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários! Vamos adorar ver a sua sugestão.


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES