A água de coco é um líquido que possui muitas vitaminas, nutrientes e minerais. Além disso, é um ótimo aliado para as pessoas que estão de dieta, uma vez que esse alimento é escasso em calorias e totalmente livre de elementos prejudiciais à saúde.
E uma boa notícia aos diabéticos: essa fruta é liberada para consumo! Porém, é preciso ter cautela. Afinal, tem carboidratos e frutose que, se consumidos em excesso, podem aumentar os níveis de glicemia no sangue.
Uma pesquisa recente revelou que essa bebida ajuda a diminuir o açúcar do sangue. No estudo, foram usados ratos que ingeriram o líquido e obtiveram resultados melhores do que os que só beberam água. Para quem tem diabetes tipo 1, é importante fazer a contagem de carboidratos.
Outro ponto a se destacar é que o coco é rico em magnésio, componente que se mostrou eficiente na melhora da sensibilidade do organismo à insulina, além de controlar o diabetes tipo 2 e também o pré-diabetes.
Mas, é bom lembrar que 15 g de carboidratos tem o poder de aumentar a glicemia para 45 mg-dl. Ou seja, essa bebida deve entrar no lugar de uma das frutas que você consome diariamente, quando quiser consumi-la. Converse com seu nutricionista sobre incluir a bebida em seu dia a dia!
Fique atento também a quantidade: o ideal é não consumir mais que 200 ml ao dia. Porém, você pode baixar o índice glicêmico da água de coco ingerindo, junto, um alimento protéico ou fibroso, que irão absorver esse açúcar a mais.
Outro grande benefício é o alto poder de hidratação e também sua ação antioxidante. Aliás, se você sofre com prisão de ventre e tem intestino desregulado, a água de coco pode ser sua grande aliada, uma vez que estimula o bom funcionamento do intestino. Então, aproveite que o verão está quase aí para investir nessa bebida!
Não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários! Vamos adorar ver a sua sugestão.