Já pensou em poder tomar sua cerveja geladinha durante os finais de semana e ainda conseguir controlar seus níveis de glicemia no sangue? É isso mesmo que você leu!
Por meio de um “acidente científico”, o pesquisador e biomédico Carlos Maneck Malfatti, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no Paraná, descobriu que a ingestão de alecrim-do-campo por pessoas com diabetes pode ajudar na queda de glicemia no sangue.
Foi constatado que essa espécie de alecrim auxilia na proteção do pâncreas – órgão onde a insulina é produzida pelo nosso organismo. Além disso, melhora significativamente a resposta das células ao hormônio. Com isso, o açúcar não ‘sobra’ na corrente sanguínea.
Após esse resultado animador, a equipe de Malfatti não pensou duas vezes e decidiu desenvolver uma receita especial de cerveja. A bebida, batizada com o nome Rosemary, usa o extrato vegetal da planta como base.
Inicialmente, foi encontrada uma substância nesse vegetal que auxilia na perda de peso, já que possui funções antioxidantes e antimicrobianas. Mas somente no estudo com animais foi descoberto que a substância poderia ajudar no combate ao diabetes.
Até o momento, a cerveja ainda não tem previsão para sair do laboratório e chegar às redes de supermercados.
Entretanto, o pesquisador garantiu que existem empresários do ramo alimentício interessados nesse produto inovador. Então, o que acha dessa bebida sair do papel e ir direto para as prateleiras?
Aproveite que está por aqui e leia mais sobre o consumo de álcool para quem tem diabetes. E se a sua dúvida é relacionada à cerveja tradicional, clique aqui e leia sobre o consumo dessa bebida para quem tem diabetes.