A relação entre os pés e o diabetes

Confira dicas para cuidar dessa região importante do seu corpo

Pés diabéticos Clube do Diabetes

Você sabe o que é o pé diabético? Pé diabético é uma expressão que resume uma série de complicações nos pés. Por isso, quem convive com a condição, precisa ter muito cuidado com essa região do corpo. Baixa imunidade, falta de sensibilidade e déficit na cicatrização são as principais razões dessa doença.  

As altas taxas de açúcar no sistema sanguíneo afetam diretamente a capacidade do organismo de combater qualquer infecção e cicatrizar um machucado. Por isso, um simples ferimento no pé de um diabético pode se tornar um grande problema.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, os machucados nessa região inferior estão presentes em 5% dos pacientes do SUS que convivem com o diabetes há cerca de 10 anos e em 5,8% das pessoas com mais de uma década com a condição.

Além disso, 20% das internações de indivíduos com diabetes no Brasil são por causa de complicações nos pés, de acordo com o Ministério da Saúde.

Por isso, separamos algumas dicas para você evitar esse imprevisto:

 

Verifique diariamente se a pele dos pés está saudável

Torne um hábito diário fazer a verificação da região dos pés. Observe e toque no local e veja se não possui cortes, hematomas e edemas. Se houver machucados, lave com água e sabão, depois cubra com um curativo.

 

Mantenha os pés limpos e use calçados confortáveis

Lave os pés com sabão neutro diariamente. Seque-os com muita cautela, principalmente entre os dedos. Por ser uma área que muitas vezes é esquecida, a umidade acaba proporcionando a proliferação de bactérias. Por isso, use sempre sapatos confortáveis e meias para evitar possíveis atritos.

 

Nunca fique descalço

Para quem vive com essa condição, uma pequena batida em um dos dedos dos pés pode se tornar uma úlcera ou algo muito mais grave. Por isso, evite andar descalço, tenha sempre um chinelo por perto ou algum sapato confortável para evitar qualquer tipo de problema na região.

 

Mantenha a taxa de açúcar controlada

É de suma importância manter os níveis de açúcar no sangue dentro do recomendado por seu médico. Para isso, siga a dieta prescrita por seu nutricionista. Não coma altas quantidades de carboidratos e faça o uso da medicação regularmente, sempre na mesma hora, todos os dias.

 

Trate de ferimentos imediatamente

Se você observou um ferimento nos pés, trate de cuidá-los corretamente o mais rápido possível. No primeiro momento, lave apenas com água e sabão. Procure ajuda médica e busque não fazer automedicação, pois isso pode prejudicar ainda mais sua condição.

Seguindo essas pequenas dicas, você pode evitar um problema maior em relação aos seus pés. Fique atento ao menor sinal!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa