Você carrega um kit de sobrevivência para onde vai? Veja como montar

Levar alguns itens básicos no kit de sobrevivência sempre com você pode ser uma mão na roda para evitar problemas maiores

No esforço de prevenir imprevistos, além do acompanhamento constante com o médico endocrinologista, uma alimentação balanceada e a prática constante de exercícios físicos — além de medicamentos, quando necessário — para o paciente diabético, é interessante carregar sempre um kit de sobrevivência. É um kit de sobrevivência simples que vai te ajudar a prevenir aquela crise de hipoglicemia, ou hiper, alertar outras pessoas da sua condição, enfim…

Por isso, o Clube do Diabetes pensou em montar uma lista com itens importantes para que você não esqueça nada e possa viver sua vida sem medo de ser pego de surpresa.

Os itens que você sempre deve carregar com você são:

1- Documento oficial de identificação com foto

Item importantíssimo! Nunca deve-se sair de casa sem seus documentos, diabético ou não.

2- Carteirinha de identificação de Diabetes

Às vezes, acidentes acontecem, não adianta negar. Sejamos realistas! Por isso, é sempre bom carregar sua carteirinha de identificação de diabetes. Caso alguma coisa aconteça, seja uma crise de hipoglicemia ou não, quem for te ajudar vai saber que você tem algumas necessidades especiais!

3- Tirinhas de medição de glicose

Como você precisa sempre medir a glicemia, é interessante carregar algumas tirinhas de medição. Vai que alguém te convida para um almoço surpresa? Já está preparado!

4- Carboidrato de lenta absorção

É sempre legal carregar à mão algum carboidrato de lenta absorção para o caso de ocorrer uma hipoglicemia fora de horário. Alguma bolachinha, uma maçã ou alguma barrinha de cereais (sem chocolate!) já é o suficiente.

5- Glicosímetro

Para acompanhar as tirinhas de medição de glicose, vai o aparelho junto, certo?

6- Lancetador

Item indispensável para furar os dedos sem drama e sair só aquela gotinha, o suficiente para a medição da glicemia.

7- Carboidrato de rápida absorção

Caso sua glicemia esteja abaixo de 70mg/dL, coma um carboidrato de rápida absorção. Isso você já sabe, né? Mas nunca deixe de carregá-lo com você, porque isso pode acontecer a qualquer momento.
Se você ingerir sua balinha e, depois de 15 minutos, a sua glicemia ainda estiver abaixo de 70mg/dL, recorra ao carboidrato de lenta absorção. Isso, se você não estiver prestes a fazer uma refeição, claro!

8- Usando bomba de insulina ou não, leve seringas de insulina na bolsa com você.

Caso use canetas, a caneta pode quebrar e a seringa te salva numa emergência. Caso use uma bomba, o cateter pode dobrar ou soltar e novamente, a seringa pode ser uma boa aliada!

Viu como não é tanta coisa? Levando esses itens essenciais na sua bolsa ou mochila, você pode andar despreocupado e fazer tudo o que quiser, sem crise!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa