Truques culinários para quem tem diabetes

Dicas especiais que mudam tudo no dia a dia!

Controlar cada alimento ingerido durante o dia pode ser uma das tarefas mais difíceis dentro da rotina de um diabético. Afinal, não é fácil resistir a todas as tentações que aparecem e, além disso, nem sempre todos os lugares estão preparados com uma vasta rede de opções sem açúcar ou com número de carboidratos reduzidos.

Mas, para o dia a dia, vale lembrar que tudo é questão de preparo. Com alguns toques especiais em suas receitas, substituindo ingredientes e acrescentando outros, seu dia a dia pode ficar muito mais interessante.

Por isso, o Clube do Diabetes selecionou algumas dicas imperdíveis para que você aproveite o bom da vida, ops, da culinária. Sempre com muito sabor e, melhor, sem descontrolar seu nível glicêmico. Aproveite!

1 – Use e abuse da canela

A canela dá um sabor único nos alimentos. Além disso, é muito versátil e pode ser usada tanto em pratos doces quanto salgados. E não para por aí: alguns estudos mostraram que a canela contribui para a saciedade, porque há uma demora no esvaziamento do estômago depois de ingerir algo que contenha essa especiaria. Outra razão para não deixá-la de lado: ela te ajuda a controlar a vontade de comer doce!

2 – Adote a aveia

Ela é ótima na arte de controlar o colesterol. A aveia contém fibras capazes de equilibrar nosso organismo e diminuir as chances de desenvolver placas de gordura. Isso sem falar em outros pontos positivos, como o fato de a aveia ajudar a regular o intestino e muito mais. Então, já sabe, se faltar algo na sua receita, adote aveia!

3 – Receitas menos gordurosas

Há saída para tudo: é possível assar em vez de fritar, colocar azeite em vez de óleo, fazer receitas com frutas de baixo índice glicêmico (linkar matéria “Diabético pode comer frutas?”) e cacau… Até mesmo o creme de leite é substituível – leite puro, requeijão light, amido de milho moderado garantem a mesma consistência e sabor. Viu como tudo é adaptável? Converse com seu nutricionista!

4 – Atenção redobrada com a dose

Lembre-se: tudo que é demais faz mal, isso inclui adoçante. Em excesso, o adoçante, além de condicionar seu cérebro a querer mais doce sempre, pode te fazer ganhar peso. Mas, não é apenas o adoçante que merece atenção na ingestão. Cuide da quantidade de tudo o que você coloca para dentro!

5 – Tempere com ervas

Ervas são únicas e deixam tudo especial. E como se não bastasse o gostinho incrível que cada uma delas garante, ainda fazem muito bem para a saúde! Esses temperos têm o poder de auxiliar as células na missão de combater infecções, aceleram o metabolismo, entre muitos outros benefícios. As frescas, então, são ainda mais gostosas!

6 – Uma pitada de sal

Esse é o tempero mais usado na culinária, mas requer muito cuidado! Uma dica de ouro é você colocar uma pitada de sal antes do preparo ir ao fogo, assim, vai dar mais evidência ao gosto. Outra coisa: não abuse! Em vez de deixar a receita salgada, opte por outros temperos e coloque o mínimo de sal possível. Acredite, vai ficar muito mais saboroso.

7 – Aposte em receitas melhores de vinagrete

O vinagrete pode ser muito saudável. Afinal, é “quase” uma salada. Mas, muitas vezes, os ingredientes excessivamente gordurosos tiram todas as propriedades nutritivas. Que tal utilizar usar a criatividade e modificar a versão tradicional? Um vinagrete de pimentões, sem a adição de muito sal, com bastante orégano e outras ervas finas, por exemplo, pode ser uma delícia, além de ser muito mais saudável!

8 – Inclua os cítricos

Frutas cítricas são protagonistas na cozinha diet, pois o paladar detecta gostos ácidos. Isso faz com que mascarem alguns gostos amargos de outros alimentos. Além de proporcionarem um sabor único, essas frutas têm bastante vitamina C, o que ajuda na defesa do organismo.

9 – Use claras

Em vez de usar o ovo inteiro nas receitas, use claras em dobro. É essa parte do ovo que deixa a receita mais macia e aerada e, além de dar consistência, incrementa a receita com mais proteína. Outra razão para usar e abusar das claras: ela também ajuda na redução do colesterol. Mas, sem exageros! Afinal, o ovo é um alimento muito saudável!

10 – Troque o achocolatado por cacau em pó

É só olhar nos ingredientes do rótulo do achocolatado para saber que, na realidade, contém muito mais açúcar do que chocolate de fato. Para apostar em receitas mais saudáveis e naturais, utilize, como protagonista, o cacau em pó. Ele também deixa a receita mais bonita e muito mais saborosa. Mas, vale lembrar que é preciso se atentar aos excessos!

11 – Receitas deliciosas

Agora, você já sabe que adaptar receitas, trocando ingredientes e modificando suas bases, é a chave do sucesso. E para te inspirar a começar hoje mesmo, você pode conferir algumas receitas aqui do Clube do Diabetes! É só fazer em casa e se deliciar.

Receita de pavê de morango diet 
Delícias juninas em versão diet

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa