Curar e reverter o diabetes é possível?

Descobrindo a verdade de uma vez por todas!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 14 milhões de pessoas possuem diabetes no Brasil – e muitas delas nem sabem que têm a doença! Dentro dessa realidade, questionamentos como “tem cura?” ou “o que posso fazer para reverter o diabetes?” sempre surgem na mente dos recém-diagnosticados.

O quadro de sintomas e consequências do diabetes costuma mudar completamente o estilo de vida de uma pessoa. E os tratamentos para estabilizar a doença são, também, sempre necessários.

Não tem jeito. Uma vez que você tenha recebido o diagnóstico de diabetes, você precisará manter-se atento sempre, aos níveis de insulina, ao que está consumindo e como está se alimentando, quais atividades físicas vai praticar e assim por diante.

Mas, isso não significa, de maneira nenhuma, incapacidade para qualquer coisa. Porque, sim, é possível levar uma vida saudável mesmo com diabetes. Para isso, é claro, é necessário modificar o estilo de vida, cuidando do corpo e da mente, de forma constante, evitando o estresse e dormindo bem.

Quando você muda os seus hábitos do dia a dia, você consegue normalizar as taxas de açúcar do seu corpo. Também é possível encontrar outras possibilidades, como fazer cirurgia bariátrica ou transplante de pâncreas, por exemplo. Mas, fique atento! Mesmo com a diabetes estabilizada, isso não significa que a doença irá sumir.

É importante, mesmo que os medicamentos não sejam necessários e que tudo estiver controlado, fazer visitas periódicas ao médico e continuar realizando exames. Além disso, tomar cuidado com a alimentação e praticar exercícios físicos regularmente também fazem parte da rotina.

Os exames de rotina, como fundo do olho para verificar a retina, microalbuminúria para avaliar o rim e controle de pressão e colesterol, além da verificação da glicose, vão fazer você ter uma tranquilidade e segurança maior quando o assunto for saúde. Lembre-se, também, de sempre ficar de olho nos seus pés!

Não se preocupe

Apesar do diabetes não ter cura, é possível viver uma vida tranquila! Mas, isso só depende de você. Procure sempre se manter saudável e se informar sobre o assunto, já que pesquisas são feitas constantemente para encontrar a cura ou buscar novas formas tratamentos.

Vale lembrar: não acredite em tratamentos oferecidos que prometem a cura (já que, por enquanto, não existe) e não tome remédios que se vendem como milagrosos. Sempre procure seu médico para conversar e verificar quaisquer informações.

E não se esqueça, todos os tipos de diabetes precisam de atenção. Então, não ignore os sintomas do seu corpo, seja saudável e tenha uma vida tranquila!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa