Como escolher alimentos saudáveis para controlar melhor o diabetes

Comer bem faz toda a diferença!

Você com certeza já ouviu aquela máxima que diz: “você é o que você come”. Mas, para determinados grupos de pessoas, isso é uma verdade ainda mais intensa. No caso dos diabéticos, saber, pensar e contar tudo o que se ingere está diretamente ligado no bem-estar do dia a dia.

Perguntas como “o que posso comer?” ou “posso comer doces?” são frequentes aos que acabaram de ser diagnosticados com a doença. Isso porque, nessa fase, o assunto ainda é um pouco confuso. Muitas vezes, inclusive, as pessoas acabam se restringindo mais do que o necessário.

Não tem muitos segredos. Além de ter contato direto e de confiança com o seu endocrinologista, necessário para que o seu organismo esteja sempre no topo da saúde, algumas dicas podem te ajudar a facilitar o dia a dia.

Quanto mais saudável, melhor!

Alimentação balanceada é tudo. Para isso, além de pensar nos alimentos, a quantidade ingesta e de quanto em quanto tempo devem ser consumidos devem ser levados em consideração. Isso vai te ajudar a controlar de maneira adequada o diabetes.

Hidrate-se sempre! Tome água no decorrer do dia e também entre as refeições. Líquidos como chás, sucos naturais sem açúcar e água de coco também são boas opções para manter o corpo hidratado.

Vale saber, também, que não são só doces que aumentam o índice glicêmico. Bolachas de água e sal, cenoura e uva passa aumentam o índice de açúcar na sua corrente sanguínea – e parecem inofensivos! Por isso, é preciso ficar de olho.

Escolha produtos ricos em fibras como frutas, vegetais, pães e cereais integrais, aveia, legumes e grãos como o feijão. Esses alimentos evitam que o nível de açúcar suba rapidamente no sangue depois de consumi-los, além de evitar a prisão de ventre e dar sensação de saciedade maior, fazendo com que você coma menos.

Opte por comidas com pouca quantidade de sal ou gordura, pois essas opções são muito calóricas. Ervas, alho e cebola saborizam os alimentos e o sal em excesso se torna desnecessário.

Evite preparações com óleo de soja, margarina, manteiga, cremes e molhos industrializados de salada, embutidos e frituras em geral. Tire a pele do frango na hora de comer e a gordura da carne. Além de ajudar a controlar o peso, você diminui os riscos de doenças cardíacas.

Se você ama queijo, escolha aqueles com baixo teor de gordura – em geral, são aqueles mais brancos. Na hora dos doces, os que não possuem adição de açúcar são os mais recomendados.

Mas e fora de casa?

Leve lanches saudáveis e práticos na bolsa para evitar comer besteiras por aí. Frutas secas, mix de castanhas e barrinhas de cereais podem ser uma ótima opção para hora que bate aquela fominha. Se for para algum restaurante, ao invés de ir direto às frituras, veja as opções de cozidos ou assados e escolha a opção que mais lhe agrade.

Cuidar da alimentação é importante e alguns cuidados são essenciais, dentro e/ou fora de casa! Com essas dicas, você vai poder aproveitar o melhor das suas refeições e ter mais disposição para realizar as suas atividades.

Aproveite!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa