Tipos de adoçante: qual a melhor opção para você?

Confira alguns tipos do principal substituto do açúcar

Tipos de adoçante: qual a melhor opção para você? Clube do Diabetes

Quem tem diabetes sabe que o consumo de açúcar é restrito. Por isso, é preciso fazer as adaptações certas para manter a condição controlada. E um dos principais substitutos nessas horas é o adoçante, também conhecido como edulcorante. Mas, você sabe qual são os melhores tipos de adoçante para diabéticos? É isso que vamos ver hoje!

Essa substância não possui valores energéticos consideráveis e nem carboidratos. Mas, mesmo assim, consegue adoçar perfeitamente comidas e bebidas. Logo, uma ótima alternativa para quem convive com essa patologia.

Além disso, o adoçante pode ser a opção certa para quem está de dieta e precisa emagrecer, mas ainda assim deseja um docinho de vez em quando. Aliás, para quem não sabe, o diabetes tipo 2 está diretamente relacionado à obesidade.

Atualmente, existem diversos tipos de adoçante nos supermercados. Abaixo, você confere três opções saudáveis e naturais para incorporar no seu dia a dia. Todas elas são saudáveis e adequadas. Então, você pode experimentar cada uma para ver qual se adapta mais ao seu paladar.

 

Os melhores tipos de adoçante para diabéticos: xilitol, eritritol e stevia

Xilitol

Esse tipo de adoçante é conhecido por sua origem natural, pois é extraído de um tipo de álcool do açúcar. Essa é uma das alternativas mais escolhidas por possuir baixo teor calórico e, ainda, ter o gosto bem parecido ao do açúcar.

Além disso, sua composição não eleva os níveis de glicose no sangue e não oferece riscos à saúde. O xilitol ainda auxilia na densidade dos ossos e dentes, pois aumenta a absorção de cálcio pelo nosso organismo.

Eritritol

Muito semelhante ao Xilitol, porque também é um tipo extraído de um álcool retirado do açúcar, o eritritol também pode ser encontrado em diversas frutas. Como esse adoçante não tem alto índice glicêmico, não afeta o colesterol e triglicerídeos, por exemplo.

Mas, embora seja uma substância natural, o Eritritol não pode ser ingerido em altas quantidades, uma vez que pode gerar problemas no estômago. É preciso utilizá-lo com moderação.

Stévia

Retirada das folhas de uma planta conhecida como Stevia Rebaudiana, a Stevia tem poucas calorias, ajuda no controle da pressão arterial e também na melhora da sensibilidade do organismo à insulina. Essa substância, aliás, tem o poder de adoçar os alimentos 300x mais do que o açúcar refinado.

Agora que você já sabe detalhadamente sobre esses três tipos de adoçantes naturais, inclua-os em seu dia a dia. E vale ressaltar: em caso de dúvidas, não deixe de procurar seu médico de confiança ou um nutricionista.

Falando em alimentação, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários! Vamos adorar ver a sua sugestão.


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES.OFICIAL