Em um estudo realizado pela Universidade Penn State, nos Estados Unidos, provou que o consumo de oleaginosas, como o pistache, pode auxiliar os diabéticos no controle de doenças relacionadas ao coração.
Nesta pesquisa, os estudiosos reuniram 30 pessoas com o tipo 2 da condição, que se alimentavam com uma dieta saudável. Parte desse grupo comeu de 60 a 140 g e a outra parte continuou com seus hábitos alimentares.
Após cerca de um mês, os cientistas constataram que a turma que introduziu as oleaginosas na dieta, tiveram uma melhora significativa em aspectos da saúde do coração, como, por exemplo, a pressão arterial.
Mas, qual o motivo? Vamos explicar: esse tipo de semente possui gordura monoinsaturada, componente que diminui os níveis do colesterol LDL – e é justamente esse tipo que fazem mal às artérias e também à saúde dos vasos sanguíneos.
Porém, vale um alerta: compre apenas pistache in natura. Porque os que são vendidos enlatados em supermercados possuem alto teor de sódio, perigo para quem tem diabetes e pressão alta, é claro.
Além disso, o pistache industrializado contém potássio, fósfora e minerais. Portanto, se esses condimentos forem consumidos em altas quantidades podem prejudicar ainda mais os rins de quem já possui algum problema relacionado a esses órgãos. Então, fique atento!
No mais, aproveite o pistache natural, aliado a sua alimentação balanceada e saudável, e sinta todos os seus benefícios!
E enquanto está por aqui, confira outras matérias relacionadas à alimentação. Veja:
Não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários. Vamos adorar ver a sua sugestão.