Cuidados com o diabetes no verão

Cuidados com o diabetes no verão Clube do Diabetes

Confira como se prevenir ao longo da estação mais quente do ano

O verão é a melhor época do ano para você colocar aquela roupa de praia e viajar para repor a vitamina D. Porém, é preciso ter alguns cuidados especiais com o diabetes no verão.

Durante esses três meses de calor intenso, os casos de desidratação e hipoglicemia são mais frequentes, uma vez que as altas temperaturas aceleram a absorção da insulina pelo nosso corpo.

Para evitar qualquer tipo de imprevisto com o diabetes no verão, separamos algumas dicas importantes que, se colocadas em prática, te deixarão muito mais leve e tranquilo ao decorrer da estação. Confira só:

 

Medicação

Evite deixar seus remédios em contato com o sol como em bolsas ou até mesmo dentro do carro de passeio. É preciso conservar os comprimidos e, principalmente, a insulina em temperatura abaixo dos 25ºC.

Uma ótima maneira de manter essa conservação é investir em bolsas ou caixas térmicas/refrigeradas. Outra dica é aplicar esse insumo em lugares que não fiquem em contato constante com o sol, já que pode acelerar a absorção do medicamento.

Aliás, a alta temperatura também pode prejudicar o funcionamento dos aparelhos de medição de glicose. Então, nunca os deixe em contato direto com o calor. Busque um abrigo para que sua capacidade seja conservada.

 

Alimentação

É preciso investir em alimentos leves e refrescantes. Fique longe das bebidas alcoólicas e com alto teor de glicose, frituras e doces. Reforce o consumo de água para te manter hidratado.

 

Exercícios físicos

Caso você decida praticar atividades físicas, lembre-se que é necessário ter muito cuidado! Apesar de o tempo ser propício, é preferível que você só se exponha ao sol antes das 10h e após às 16h.

Além disso, é preciso estar muito bem preparado para enfrentar o calor durante os exercícios. Hidrate-se, use roupas leves, protetor solar, boné e óculos escuros quando o exercício permitir.

Outro ponto a se destacar é o ajuste de sua medição e, também, sua alimentação – caso essa atividade se estenda por um longo período. Para isso, procure seu médico de confiança e converse sobre os esportes que você pretende praticar nesse verão.

Seguindo esses conselhos, suas férias de verão ou até mesmo seu fim de semana na praia ou no campo prometem ser muito mais tranquilos e longe de qualquer problema!

Quer saber mais dicas sobre saúde? Confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários! Vamos adorar ver a sua sugestão.


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES.OFICIAL