Musculação pode auxiliar no controle do diabetes

Exercício físico ajuda a conter os níveis de glicose no sangue 

Musculação pode auxiliar no controle do diabetes Clube do DiabetesUm estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) chegou à conclusão que praticar musculação pode auxiliar no controle do diabetes, uma vez que tem o poder de regular os níveis de glicemia no sangue.

Os pesquisadores do LaBMEx (Laboratório de Biologia Molecular do Exercício) fizeram testes com ratos e constataram que, apenas 15 minutos desse exercício, já é o bastante para estimular a “queima” desses lipídeos. Além disso, a musculação ajuda a diminuir a quantidade de gordura no fígado em um pequeno prazo de tempo.

 

Experimento na prática

No caso, o experimento foi realizado com três equipes de animais. A primeira consumiu ração com apenas 4% de gordura, mantendo o peso inicial. A segunda recebeu alimentação com 35% de gordura, gerando sobrepeso e diabetes.

Já a terceira ingeriu uma dieta rica em calorias. Porém, quando os animais desenvolveram obesidade e diabetes tipo 2, começaram a realizar exercícios de força: subir e descer escadas com peso na cauda.

“Antes de começar o experimento, realizamos testes para determinar a carga máxima que cada animal conseguia suportar. Depois, fizemos cálculos para aplicar nas sessões de exercício apenas 70% da carga máxima”, explicou o coordenador do estudo e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, Leandro Pereira de Moura, à Agência Fapesp.

E completou: “Isso porque nosso grupo já mostrou que excessos no treinamento podem contribuir de maneira significativa para a instalação da doença hepática gordurosa não alcoólica. Quando não controlado, o exercício exaustivo pode ser mais prejudicial do que benéfico”.

Dessa forma, houve uma melhora significativa na produção das células. Afinal, elas são responsáveis pela insulina nos tecidos do corpo e auxiliam na diminuição da síntese hepática de açúcar no sangue. “Que a prática de atividade física ajuda a controlar doenças, todo mundo sabe. O que estamos investigando é por meio de quais mecanismos isso ocorre”, disse o profissional.

E continuou: “Reduzir a gordura hepática é fundamental para auxiliar o controle do diabetes. Quando a sinalização feita pela insulina fica comprometida no tecido, o fígado – que deveria produzir glicose apenas em situação de jejum – passa a liberar essa substância na corrente sanguínea. Uma vez que os níveis de insulina estão altos. E isso aumenta os níveis de glicose no sangue”.

No fim da pesquisa, os cientistas constataram que os animais que praticaram musculação continuaram com sobrepeso, mas os níveis de glicose se mantiveram controlados. Por isso, se você convive com essa condição, pratique exercícios de força para auxiliar no tratamento do diabetes. Dessa forma, você conseguirá se manter muito mais saudável.

Agora, falando em patologias, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Por fim, aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES