Meditação se torna grande aliada no controle do diabetes

Prática auxilia no dia a dia de pessoas com essa condição

Meditação como aliada ao controle do Diabetes Clube do Diabetes

Além de garantir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, medir a glicemia e tomar os medicamentos prescritos por seu médico, praticar a meditação também pode ser uma grande aliada no controle do diabetes tipo 2.

Segundo a instrutora da Organização Arte de Viver, do Rio de Janeiro, Gelila Zarzar, meditar auxilia o corpo a relaxar profundamente, mantendo a ansiedade equilibrada. “Além disso, ajudam a baixar a pressão sanguínea, reduzem os sintomas e a taxa de progressão da doença e diminuem a gravidade de futuras complicações”, destacou à Revista Pense Leve.

Aliás, essa prática também ajuda no controle e perda de excesso de peso, o que é uma ótima notícia, uma vez que essa condição está diretamente associada à obesidade. Essa doença, aliás, também eleva as chances de desenvolvimento de problemas do coração.

Outro ponto a se destacar é o estresse, fator que colabora para o desenvolvimento do diabetes. O motivo? O cortisol – hormônio responsável por esse sentimento – eleva a resistência do organismos à insulina, um grande perigo para os pacientes.

Porém, não importa com qual tipo de diabetes você convive (ou até se não tem), o importante é dedicar um tempo do seu dia para meditar. Somente dessa forma você obterá resultados concretos para sua saúde.

“O ideal é iniciar a respiração e a meditação antes de qualquer diagnóstico. Assim, é possível evitar problemas futuros de saúde e aproveitar ao máximo tudo que a vida pode proporcionar”, destacou Gelila.

Vale ressaltar que a meditação não tem contraindicações, uma vez que pode ser executada por pessoas de todas as idades. Porém, antes de começar, converse com seu médico e procure auxílio de um profissional capacitado para ministrar essas aulas.

Falando em saúde, confira outras matérias aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Não deixe de seguir o @clubedodiabetes no Instagram! E se tiver algum assunto que você ainda não viu por aqui, deixe nos comentários! Vamos adorar ver a sua sugestão.


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES