Você sabia que o aumento de casos de diabetes no Brasil também desencadeou a alta dos custos no tratamento? Segundo um estudo realizado pela Universidade King’s College, da Inglaterra, em colaboração com a Universidade de Gottingen, da Alemanha, até 2030 esses gastos irão dobrar.
A pesquisa levantou dados de 180 países, levando em consideração as despesas com procedimentos médicos. Além disso, analisou a influência na vida do diabético como problemas de saúde que agem diretamente no dia a dia.
Com isso, até 2030, o gasto com o diabetes deve atingir os US$ 123 bilhões, cerca de R$ 406 bilhões. E fica o alerta: esse número supera o PIB (Produto Interno Bruto) do País. Dá para acreditar?!
“A doença tem sido vista como a próxima epidemia global, tem aumentado na maioria dos países e ninguém tem conseguido enfrentá-la”, disse Justine Davies, professora do Centro de Saúde Global da universidade inglesa, à BBC.
É preciso encarar esses dados com seriedade. Afinal, a condição pode desencadear diversas outras doenças como cegueira, deficiência no funcionamento dos rins, problemas no coração e até mesmo amputações em membros (como os pés), de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Um dos grandes problemas que está diretamente relacionado a esses números é o aumento de casos de obesidade e a falta de informação. “As pessoas têm mais conhecimento atualmente. Mas, se você coloca um pacote de batatinhas na minha frente, provavelmente vou comê-las. Existe uma tensão entre o que sabemos que nos faz bem ou mal e o que o ambiente nos oferece”, afirmou Justine.
E finalizou: “O ambiente tem favorecido as comidas rápidas e os deslocamentos em carros (que estimulam o sedentarismo)”. Por isso, é preciso incorporar hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos e evitar práticas nocivas à saúde.
Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!