A relação entre o câncer de mama e o diabetes

O mês de Outubro é dedicado à conscientização da doença

Câncer de mama e diabetes Clube do DiabetesTodos os anos, o mês de Outubro é dedicado à conscientização do câncer de mama, tipo de tumor maligno que mais afeta as mulheres em todo o mundo. Mas, qual a relação dessa doença com o diabetes?

Uma pesquisa recente revelou que 16% das mulheres que convivem com o câncer de mama também possuem diabetes tipo 2. O vínculo entre as duas doenças pode estar ligada diretamente ao excesso de peso e também à idade elevada. Outro motivo é a resistência das células à insulina. Esse hormônio tem receptores no tecido dos seios e, por conta do diabetes, pode gerar um crescimento descontrolado.

Além disso, essa condição também dificulta a produção de estrogênio e androgênio, que alteram significativamente os níveis da SHBG (do inglês sex hormone-binding globulin), proteína responsável por fazer a ligação entre os dois hormônios. Como esse tumor em específico é submisso a esses hormônios, o diabetes tem o poder de elevar o risco de desenvolvimento do câncer nos seios.

Mas, por falta de estudos aprofundados sobre essas duas patologias, não podemos falar ao certo se o diabetes realmente aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de mama.

Vale ressaltar que essa pesquisa foi realizada com mulheres que têm o tipo 2 da condição e/ou gestacional, pois são os dois casos em que o organismo cria resistência à insulina.

Pessoas que convivem com o diabetes devem ficar em alerta e realizar mamografia ao menos uma vez ao ano após completar 40 anos de idade. Dessa forma, é possível detectar a doença ainda no princípio e tratá-la da melhor forma possível.

Por isso, não deixe de consultar o seu médico periodicamente e realizar exames de prevenção contra o câncer de mama. Tendo diabetes ou não, o importante é cuidar da sua saúde para levar uma vida mais tranquila. O Clube do Diabetes apoia essa causa!

Falando em saúde e bem-estar, confira outras matérias relacionadas aqui no Clube do Diabetes! Veja:

Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES