Diabetes é doença líder em ações judiciais por insumos

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, processos já somam mais de 9 mil
Insumos para pacientes com diabetes Clube do Diabetes

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o diabetes mellitus insulino-dependente é a doença líder em ações judiciais por insumos, somando mais de 9 mil pedidos!

Já o diabetes mellitus não-especificado vem em segundo lugar, com cerca de 3.400 ações, seguido pela condição mellitus não-insulino-dependente, com 2.644 (dados coletados em junho de 2019).

Tanto no Brasil como no mundo, 90% das pessoas que convivem com o diabetes possuem o tipo 2 da condição, e os outros 10%, o tipo 1. Entretanto, o número de pessoas que fazem o tratamento adequado do tipo 2 é muito baixo. Hoje, apenas 23% da população faz o tratamento, segundo dados da ADJ Diabetes Brasil

Segundo Denise Franco, endocrinologista e diretora da entidade não-governamental, a adesão é precária devido a falta de aceitação da doença e também do tratamento. Outra circunstância que preocupa a especialista é o aumento de crianças e adolescentes com o tipo 2 da condição.

“Esse crescimento se dá na população em geral, mas estamos observando isso entre os mais jovens também, e os números acompanham os níveis de obesidade e sedentarismo”, ressaltou a endocrinologista.

O cenário para pessoas que convivem com o tipo 1 da condição é um pouco mais animador, já que estudos para a criação de um pâncreas artificial estão em desenvolvimento.

“A bomba de insulina é uma ótima opção para quem depende da substância. Porém, a recomendação não é para todos, pois depende da indicação, aceitação e controle do paciente”, ressaltou Denise.

Entretanto, esse aparelho ainda não tem previsão para ser disponibilizado na rede pública de saúde, o SUS. “Acabamos de conseguir a incorporação de insulinas análogas. Portanto,  provavelmente irá demorar até que o governo também implemente as bombas”, finalizou a médica. 

Vale ressaltar que cerca de 12 milhões de pessoas convivem com o diabetes somente no Brasil. No mundo, esse número vai para 425 milhões. 

E por falar em insumos, tem outras matérias sobre o assunto aqui no Clube do Diabetes! Veja só:

Assuntos sérios que merecem espaço e discussão! Tem algo para complementar sobre? Deixe aqui nos comentários! Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram e ficar por dentro de outras novidades. 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES