Diabetes dobra o risco de desenvolvimento de catarata

Doença ocular corresponde a 49% dos casos de cegueira tratável no país 

Desenvolvimento da Catarata Clube do Diabetes

Um estudo científico, realizado no Reino Unido com 56.510 voluntários, revelou que pessoas que convivem com o diabetes têm o dobro de chances de desenvolver catarata ao longo da vida. Essa doença silenciosa corresponde a 49% dos casos de cegueira tratável no país! 

O desenvolvimento dessa condição ocorre devido aos depósitos excessivos de açúcar (glicose) nas paredes do cristalino do olho. Assim, as oscilações da glicemia elevam a formação de radicais livres, causando o envelhecimento da lente ocular.

Por isso, muitos descobrem a condição durante o exame de fundo de olho no oftalmologista, pois os vasos da retina se alteram com o aparecimento da doença. 

Além disso, os principais sintomas da catarata são visão turva e/ou com brilho, sensibilidade à luz e dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia. 

Mas, esse não é um quadro inconvertível:  é possível reverter a condição por meio de cirurgia, onde o cristalino opaco do olho é substituído por uma lente intraocular transparente. Dessa forma, é preciso ter atenção aos riscos do procedimento. 

“Os riscos da operação aumentam quanto mais avançada está a catarata. Porque impossibilita ao cirurgião enxergar o fundo do olho e o cristalino fica muito rígido, podendo ocasionar lesões na retina durante a extração”, explicou o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, ao portal DomTotal. E completou: “Depois do diagnóstico, o padrão de tratamento é passar por consulta oftalmológica anual”. 

O grande segredo para evitar o desenvolvimento dessa e de outras doenças nos olhos é a prevenção por meio de exames de rotina, com especialistas qualificados e de sua confiança. 

Segundo informações do International Diabetes Federation (IDF), mais de 14 milhões de brasileiros convivem com o diabetes. Portanto, a previsão é que esse número aumente para mais de 23 milhões até 2040, número considerado alarmante. 

E se doenças nos olhos te interessam, tem outras matérias sobre o assunto aqui no Clube do Diabetes! Confira:

Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário! 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES