A importância da vacina da gripe para diabéticos

A imunização resguarda a saúde cardíaca dos pacientes com diabetes

Vacina para diabéticos Clube do Diabetes

Como todos já sabem, o tratamento do diabetes é muito mais do que só controlar a glicemia, não é mesmo? Isso porque a pessoa que vive com essa condição está mais suscetível a adquirir doenças, como gripes e pneumonia, que podem ser fatais se não tratadas corretamente. 

Porém, muitos serviços de saúde falham na hora de informar sobre a importância da vacina da gripe. De acordo com a pesquisa realizada pelo Imperial College London, na Inglaterra, com 125 mil pessoas portadoras de diabetes tipo 2, mostrou-se que a vacinação contra a gripe em diabéticos está diretamente associada a uma taxa 22% menor de insuficiência cardíaca.

Os pesquisadores, entretanto, alertaram que não é somente o coração que se beneficia com a vacinação. Durante os sete anos de pesquisa, os casos de pneumonia também diminuíram em 15%. Além disso, os diabéticos vacinados tiveram taxa de mortalidade 24% menor ao longo da investigação.

“Os estudos revelam que, além de causar infecções sérias no peito, a gripe pode levar a infartos”, relatou Eszter Vamos, autora da pesquisa, ao site da NBC News.

Vale lembrar que, quando a glicose está descontrolada, a imunidade do diabético cai. Isto é, abre portas para doenças como resfriados, gripes, infecções e viroses.

Além disso, o tempo de recuperação em pessoas com essa condição é maior e os sintomas ainda mais evidentes. Se não tratada com cuidado, essas doenças podem evoluir para insuficiência respiratória e pneumonia.

Existem, entretanto, duas vacinas que são indicadas para diabéticos (intra-musculares e indolores):

Anti-gripe: aplicada anualmente durante o outono;
Anti-pneumonia: aplicada ao menos uma vez na vida e reaplicada um reforço aos 65 anos de idade.

É de suma importância procurar um médico ao menor sinal dessas doenças e manter a carteira de vacinação sempre em dia. Porém, com um pedido médico em mãos, é possível se vacinar na rede pública de saúde.

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa