Aplicativo de celular detecta níveis de glicose

App inovador está sendo desenvolvido para o controle diário do diabetes 

Aplicativo de celular Clube do Diabetes

Já imaginou poder controlar os níveis de glicose sem precisar retirar nenhuma gota de sangue do seu corpo? Pois essa realidade pode estar chegando muito em breve, por meio de aplicativo, para os pacientes com diabetes. Sendo assim, uma nova maneira de monitorar os níveis de açúcar na palma da mão.

Um estudo realizado e apresentado no último Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, trouxe resultados positivos em relação ao aplicativo de telefone. A princípio, o intuito do app é detectar de forma indireta a glicose no sangue, evitando as tão temidas picadas nos dedos.

O aplicativo, originalmente desenvolvido para avaliar a frequência cardíaca dos pacientes, já está sendo testado pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia, também dos Estados Unidos.

 

Mas como esse aplicativo funciona?

O aplicativo funciona usando a luz do flash da câmera do celular para verificar as ondas do pulso da pessoa quando o usuário posiciona o dedo indicador sob ele. Dessa maneira, é possível obter a frequência cardíaca através das ondas do pulso.

Durante a pesquisa, foram comparadas as medições de mais de 54 mil pessoas, que informaram se tinham diabetes ou não. Deste modo, foi possível detectar uma desigualdade nos formatos das ondas de pulso entre pessoas com e sem essa condição.

Com isso, o próximo passo do estudo é comparar, em outro grupo de pacientes dos Canadá e dos EUA, esses padrões de ondas entre pessoas com níveis divergentes de glicemia e hemoglobina glicada no sangue.

Assim, o grande objetivo é “treinar” esse aplicativo para que ele seja capaz de capturar diretamente das ondas os diferentes níveis de glicose, podendo assim fazer uma relação entre as duas métricas.

Em um futuro próximo, esse cruzamento de informações poderá informar os diabéticos sobre o valor da glicose no sangue. Tudo isso de forma prática e totalmente indolor, apenas colocando o dedo na câmera do celular. Um sonho, não é mesmo? Vamos aguardar.

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa