Diabetes causa impotência sexual?

Entenda quais as relações entre os dois e se é verdade que o diabetes causa impotência

impotência sexual clube do diabetes

A impotência sexual é um dos maiores medos dos homens. E não é sem motivo. Afinal, o sexo é um dos componentes essenciais para uma vida completa e feliz. Agora, para quem lida com o diabetes, fica a dúvida: o distúrbio pode causar a impotência?

A verdade é que pode, sim. Se você está passando por isso, ou tem receio de passar, vamos explicar melhor sobre a relação entre os dois e o que fazer a respeito!

Não esqueça de que o tratamento do diabetes é pessoal e não pode ser generalizado. Ou seja, a orientação médica é essencial para cuidar de cada caso específico.

 

Atenção ao controle do seu diabetes

Como qualquer outro problema causado pelo diabetes, a solução é estar com o distúrbio bem controlado.

A disfunção erétil é causada principalmente pelo diabetes tipo 2, mas também pode ocorrer em pacientes do tipo 1. Apesar de não ter sido comprovado o motivo para a diferença entre os dois, a relação entre o distúrbio e a disfunção erétil é clara.

Quando não controlado, o diabetes causa o estreitamento das artérias, deixando menos espaço para a circulação do sangue. Isso é o que dificulta a ereção, porque o fluxo sanguíneo é crucial para a função erétil saudável.

Se não há sangue suficiente no pênis que possibilite a ocorrência de ereção, pode ocorrer uma disfunção erétil.

Agora, se você teve alguns casos isolados, não significa que sofre de impotência sexual. Na verdade, ela é caracterizada pela dificuldade recorrente de manter a ereção durante o ato sexual. Quando os episódios ocorrem repetidas vezes, você deve procurar um urologista. Ele será responsável por avaliar seu quadro especificamente e orientar o melhor tratamento.

Explique que você convive com o diabetes e fale sobre o tratamento que seu endocrinologista montou para o seu caso. Assim, não correrá riscos entre os dois tratamentos.

 

Fale sobre o assunto!

Questões de natureza sexual têm a tendência de vir acompanhadas de vergonha. Não deixe que isso aconteça com você.

Mais do que possível, a ocorrência da impotência sexual em homens diabéticos é bastante frequente! Segundo a pesquisa publicada pelo endocrinologista britânico Michael Cummings, a disfunção erétil pode ser observada em 30 a 50% dos diabéticos. Ou seja, se você estiver passando por isso, saiba que não está sozinho.

Mas não é só o diabetes que pode causar a impotência sexual. O urologista do ambulatório de disfunção sexual do “Hospital do Homem”, Danilo Galante, explica os outros fatores. Segundo ele, cerca de 50% dos homens acima dos 40 anos podem apresentar alguma dificuldade relacionada às ereções. “Fatores como hipertensão arterial, sedentarismo, tabagismo, obesidade, alterações hormonais, alcoolismo e uso de drogas também levam à disfunção erétil”, diz. Além disso, entre os jovens, as causas mais comuns de problemas de ereção são as psicológicas.

Por isso, não deixe de buscar informação e ajuda. Conversar abertamente sobre seus problemas é o primeiro passo para encontrar uma solução!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa