Você saiu de férias, mas seu diabetes…

Não deixe de cuidar do seu diabetes para aproveitar ao máximo seu descanso

diabetes não tira férias

Você já se pegou pensando se alguém poderia avisar ao seu diabetes que você está de férias?

Infelizmente, ainda não temos uma forma de pausar a necessidade de acompanhar nossa glicemia e poder chutar o balde enquanto estamos relaxando.

O cuidado com o diabetes fica muito mais fácil com o estabelecimento de uma rotina. Mas, quando tiramos férias, como fazer para nos livrarmos das tentações e não esquecer do controle necessário, recomendado pelo médico?

Todo mundo sabe o quanto é difícil. Mas, como em várias situações, a forma como vemos as obrigações pode ser um estorvo ou uma grande ajuda. Por isso, fizemos uma pequena lista de sugestões para você conseguir aproveitar seu descanso e sua — mais que merecida — pausa na rotina. Olha como não é tão difícil:

Estou viajando e a academia não vai me acompanhar. E agora?

Se você resolveu desfrutar de suas férias viajando, aproveite o lugar onde se encontra e use o que tem ao redor para se exercitar. Saia para andar e conhecer o lugar onde está visitando, fora do carro. Na praia, então, o que está esperando por aquela caminhada com os pés na areia?

Procure, também, sempre utilizar escadas, ao invés de elevadores ou escadas rolantes. Use uma bicicleta para comprar o café da manhã, escolha o caminho mais longo entre um ponto e outro… aproveite esse momento para desfrutar melhor suas férias, conhecendo a vizinhança e apreciando a paisagem!

Eu sei que preciso escolher comidas saudáveis, mas o perfume do buffet está me chamando!

Escolheu um hotel com uma oferta de comidinhas deliciosas e nada saudáveis para passar suas férias? Ou então está em uma casa de campo e a sua família não está te ajudando? Tenha em mente que você quer continuar aproveitando aquele momento de relaxar, e uma crise de hiper ou hipoglicemia não é nada agradável.

Por isso, mesmo que seja um desafio, tente fazer escolhas saudáveis na hora das refeições. Monte pratos coloridos e combinações saborosas — não é só o que faz mal que é bom. Você não precisa encher a cara para estar bem alimentado. Não esqueça de balancear a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras, para não deixar de aproveitar seu tempo de descanso.

Além disso, nem tudo é sobre comida. Se ficar em alguma cidade, aproveite para curtir a agenda cultural — museus, cinemas, teatro… esses passeios são esquecidos por muitos, durante o período de correria com o trabalho, mas é incrível o quanto é agradável apreciar um dia cultural. Você lembra da última vez que foi ao museu? Aposto que saiu de lá pensando que deveria voltar mais vezes.

Evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas nas férias, também. Esses hábitos são nocivos à saúde e seu controle glicêmico agradece!

Eu vivo esquecendo dos meus remédios quando estou de férias…

Quando a gente sai da rotina, a primeira coisa que se esquece é a hora de tomar nossos medicamentos. Por isso, é legal estabelecer maneiras que nos lembrem de tomá-los. Você pode colocar alarmes no celular em horários em que você sabe que estará acordado — o que é sempre uma boa ideia, mesmo durante a rotina — ou então lembrar de tomar assim que acordar ou logo antes de dormir.

Viu como não é um bicho de sete cabeças? Nunca deixe de se cuidar. Além de garantir que você aproveite suas férias tão esperadas, sua saúde merece cuidado!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa