O constante controle sobre a alimentação, as atividades físicas regradas, os periódicos testes de glicemia, as aplicações de insulina… tudo isso diariamente, combinado à correria do trabalho e cuidar da casa, é um peso. É cansativo, sim, e todo mundo sabe que não é fácil gerenciar o diabetes.
“Todo mundo tem alguma coisa”. Outro dia ouvi essa frase na fila do supermercado, e fiquei pensando. Realmente, não existe uma pessoa que não tenha problemas. Mas, o que isso significa exatamente? Que ninguém tem problemas, então? Que nenhum problema é grave o suficiente? Que a gente precisa parar de reclamar?
Na hora que bate o cansaço, a última coisa que a gente quer ouvir é um “levanta e vai lutar”. A sensação é que ninguém no mundo consegue nos entender, não é mesmo? Por isso, nós próprios precisamos ser a capazes de nos entendermos.
Se você está sentindo que, não importa o que faça, mesmo seguindo as recomendações de seu médico endocrinologista, não está conseguindo controlar sua glicemia, alguma coisa deve estar errada.
Será que não é seu estado emocional? Este estudo aqui de um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, mostrou que o stress e a ansiedade são fatores que influenciam no diabetes.
Já sei o que está pensando. “Mas todo mundo é nervoso, todo mundo é estressado. O que eu posso fazer se preciso cuidar de milhares de coisas ao mesmo tempo? Por isso eu nunca vou conseguir ser saudável? Quem é saudável, então?”.
Realmente, a ansiedade é o grande mal do século XXI. Mas isso não significa que ela não seja um problema real para a nossa saúde. O problema de lidar com o diabetes e estar constantemente estressado é que a ansiedade libera adrenalina e cortisol no sistema sanguíneo. Eles são hormônios que inibem o funcionamento da insulina.
Então, e aí? Como evitar a ansiedade? Parece impossível, eu sei.
Apesar de a gente sempre estar precisando realizar milhares de tarefas, tenho para mim que é possível “compartimentalizar” nossa ansiedade. Vou explicar.
Primeiro, o trabalho. A gente está sempre recebendo uma demanda em cima da outra. Quando chegamos de manhã e vemos aquela caixa de entrada do e-mail lotada, já dá um desespero. Aí é o momento de respirar fundo e se organizar.
Se você prefere papel, faça uma agenda com os prazos e prioridades. Se você é da tecnologia, procure um dentre os milhares de novos aplicativos que foram inventados para te ajudar com essas questões. Pense em quanto tempo vai precisar para cada tarefa. Anote. E siga seu cronograma. Claro que você já sabe disso, mas lembre que ficar nervoso não te ajuda em nada.
Sim, comer doces e gorduras é uma delícia. Mas, se você tem restrições alimentares, o que vai fazer a respeito? Sentar e chorar também não adianta. Dessa maneira, o mais importante é agregar sabor à sua alimentação saudável. Não é tão difícil quanto parece.
Procure na internet por receitas que você pode comer sem peso na consciência e aprenda a cozinhar. E o mais importante de tudo: tenha alegria em cozinhar.
Não pense que é mais um trabalho em sua vida. Pense que é um tempo que você está reservando para você e para a sua saúde. Cozinhar, na verdade, é uma ótima forma de aliviar o stress do seu dia cansativo.
Tem que cozinhar? Vamos fazer disso um momento agradável. Equipe sua cozinha com equipamentos novos e modernos. Pode ser aos poucos. Com aquela colher colorida, aquela frigideira desenhada… Você vai chegar em casa e já vai ter vontade de usar. Sabe criança com brinquedo novo? É a mesma lógica.
Compre massas integrais e coloridas para fazer sua macarronada. O alimento integral é super útil no controle do diabetes, visto que sua digestão é mais rápida. Coloque-as separadas em potes charmosos. Decore sua cozinha! Coisas bonitas vão te dar alegria, pode confiar.
Agregue alegria, sempre! Ao invés de se enfiar em uma academia com aquela música alta, que tal um parque? O contato com a natureza, por mais que seja dentro da “selva de pedra”, vai te fazer bem. Além disso, o ar que respirar durante o exercício ser bem melhor que o ar-condicionado da academia, vamos combinar. Coloque uma música agradável e pense só no seu bem-estar.
Então, se você tem filhos, marido, cachorro, papagaio… Tente dar mais autonomia para essas pessoas. No caso do cachorro e do papagaio, divida a responsabilidade de cuidar deles com seus familiares. Ninguém tem que cuidar de tudo sozinho.
Por fim, tente seguir essas dicas e viver melhor consigo mesmo. Se sentir saudável e relaxado vai te dar mais energia para conseguir lidar com todas as suas tarefas!