Se você costuma ver pessoas tatuadas na rua e morre de vontade de dar espaço para esse tipo de arte no seu corpo, mas tem receio por causa do seu diabetes, esse post é para você.
A verdade é que o paciente diabético pode, sim, tatuar sua pele. Mas deve ter alguns cuidados. Alguns deles são próprios para o diabetes, mas outros são cuidados que todos deveriam ter ao tomar essa decisão.
Para o paciente diabético, é essencial marcar uma consulta com seu médico endocrinologista e conversar com ele sobre isso. Assim, ele vai pedir exames específicos para medir se sua condição está controlada o suficiente para passar por essa intervenção.
A questão principal é ter certeza que sua cicatrização não está prejudicada. Mas também precisa ser avaliado se você tem alguma infecção difícil de curar, que possa evoluir para quadros mais graves.
O local da tatuagem também é de se pensar no momento que você for conversar sobre tatuagens com o seu médico. Inclusive se o local que você quer fazer fica em um dos locais de aplicação de insulina.
Alguns lugares podem ser mais recomendados do que outros, dependendo de uma análise individualizada do seu tratamento. Por exemplo, quem tem alguma deficiência na circulação talvez deva evitar tatuagens nos pés, tornozelos, canelas e nádegas, para evitar os riscos de infecção.
Fazer uma tatuagem pode ocasionar problemas não só para pacientes diabéticos e existem outros cuidados que todos devem tomar. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) listou todas elas na resolução RDC nº 55/08. Se o estúdio que você escolher tiver aprovação do órgão, ele é seguro. Então, sempre procure buscar essa informação.
O cliente pode pedir para ver a data de validade das tintas usadas nos procedimentos. A informação sobre o prazo de validade e de uso após aberto devem constar no rótulo ou embalagem das tintas. Lembrando que menores de 18 anos só podem realizar procedimentos de maquiagem definitiva, tatuagem e piercing com autorização por escrito de pais ou responsáveis.
Para o paciente diabético, além de não correr riscos ao tatuar sua pele, muitas vezes é uma escolha especialmente interessante. Por fim, veja algumas ideias de tatuagens para avisar paramédicos, em alguma eventualidade, qual seu tipo de diabetes e também o tipo sanguíneo:
Gostou das inspirações de tatuagem? Aproveite para seguir o @clubedodiabetes no Instagram. E se quiser ver algum assunto por aqui, deixe um comentário!