Já pensou em uma lente digital que calcula seu nível glicêmico por meio das suas lágrimas? Parece coisa de filme, mas não é! Esse dispositivo existe e é patrocinado pelo Google. A função é analisar a glicose do sangue a cada segundo por meio da secreção dos olhos e transmitir os dados encontrados para um aplicativo de smartphone.
Criado para ajudar no controle do diabetes, o dispositivo possibilita que o paciente tenha acesso a quantidades de glicemia que o corpo produziu durante o dia. Caso os níveis fiquem muito elevados ou muito baixos, um aplicativo notifica o paciente para que ele possa prevenir possíveis crises. Além disso, outra vantagem é que diminui o número vezes que o paciente precisa furar o dedo para calcular a glicemia pelo sangue.
As lentes digitais possuem sensores, que ficam entre duas camadas de um material da composição, e são capazes de analisar a quantidade de açúcar no sangue por meio das lágrimas. Uma antena, mais fina que um fio de cabelo, fica responsável por transmitir os dados para um dispositivo externo – no caso, o aplicativo instalado no smartphone.
Os engenheiros do Google tinham um projeto de adicionar luzes de LED nas lentes, que se acenderiam todas as vezes que a glicemia aumentou ou diminuiu. Mas, para evitar os riscos que causariam aos pacientes (por causa do teor de arsênio), decidiram notificar apenas pelo app.
O dispositivo ainda passa por testes intensos. Porém, os investimentos nessa causa geram otimismo e aceleram as expectativas de que o produto entre no mercado logo e beneficie milhares de pacientes. Afinal, essa tecnologia evitaria muitos transtornos e oscilações de glicemia no sangue, pois o paciente teria tempo de reverter o quadro antes que se agravasse.