Lentes de contato digitais ajudam no controle do diabetes

Inovação pura! Saiba mais sobre esse novo dispositivo

Já pensou em uma lente digital que calcula seu nível glicêmico por meio das suas lágrimas? Parece coisa de filme, mas não é! Esse dispositivo existe e é patrocinado pelo Google. A função é analisar a glicose do sangue a cada segundo por meio da secreção dos olhos e transmitir os dados encontrados para um aplicativo de smartphone.

Criado para ajudar no controle do diabetes, o dispositivo possibilita que o paciente tenha acesso a quantidades de glicemia que o corpo produziu durante o dia. Caso os níveis fiquem muito elevados ou muito baixos, um aplicativo notifica o paciente para que ele possa prevenir possíveis crises. Além disso, outra vantagem é que diminui o número vezes que o paciente precisa furar o dedo para calcular a glicemia pelo sangue.

Mas, como funciona?

As lentes digitais possuem sensores, que ficam entre duas camadas de um material da composição, e são capazes de analisar a quantidade de açúcar no sangue por meio das lágrimas. Uma antena, mais fina que um fio de cabelo, fica responsável por transmitir os dados para um dispositivo externo – no caso, o aplicativo instalado no smartphone.

Os engenheiros do Google tinham um projeto de adicionar luzes de LED nas lentes, que se acenderiam todas as vezes que a glicemia aumentou ou diminuiu. Mas, para evitar os riscos que causariam aos pacientes (por causa do teor de arsênio), decidiram notificar apenas pelo app.

O dispositivo ainda passa por testes intensos. Porém, os investimentos nessa causa geram otimismo e aceleram as expectativas de que o produto entre no mercado logo e beneficie milhares de pacientes. Afinal, essa tecnologia evitaria muitos transtornos e oscilações de glicemia no sangue, pois o paciente teria tempo de reverter o quadro antes que se agravasse.

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa