Diabéticos podem ou não comer frutas?

Chegou a hora de tirar essa dúvida da cabeça!

Quando se ouve falar sobre diabetes, parece que o paciente diabético tem várias restrições alimentares. Mas, na verdade, o que você precisa é seguir com afinco as mesmas recomendações de alimentação saudável que todo mundo deveria.

Então, fique tranquilo. Porque, sem fazer mistério ou delongas, a resposta é SIM! Você pode comer qualquer fruta. O importante é tomar cuidado para não comer demais, assim como ninguém deveria!

A questão principal é você conhecer quais são as frutas que têm índice glicêmico maior e, por uma questão de estratégia, deixar para consumi-las só de vez em quando. Para entender melhor sobre como planejar o que vai comer no dia, leia nossas dicas sobre a contagem de carboidratos, que vão facilitar (e muito) a sua vida.


O açúcar presente em todas as frutas é a Frutose. Você já deve ter ouvido falar nesse nome, mas o importante é que esse tipo de açúcar, por si só, não faz mal à saúde de quem tem diabetes ou de qualquer outra pessoa.

Não se esqueça de que cada paciente tem uma orientação alimentar individualizada, que é só o seu médico ou seu nutricionista quem pode fornecer. Mas, a orientação geral é que sejam consumidas 3 a 5 porções de fruta por dia, junto às refeições.

Algumas indicações importantes para quando você estiver com vontade de comer uma frutinha, são as seguintes:

  • Quando escolher alguma fruta com cascas e bagaços comestíveis, não os remova para consumir. Por serem ricos em fibras, eles diminuem o tempo de absorção da glicose;
  • Caso esteja com vontade de consumir uma fruta que não tem a casca ou bagaço comestíveis, como a banana, por exemplo, combine-a com algum produto integral. Uma porção de aveia, farelo de trigo ou granola vai desempenhar a função das fibras, como no item acima;
  • Consulte seu índice glicêmico antes de consumir frutas que têm mais açúcar que as outras, assim você não corre riscos.
    Quais são as frutas que têm mais ou menos açúcar? Vamos listá-las aqui:

Frutas de alto índice glicêmico

Banana: a banana é a fruta com maior índice glicêmico de todas. O truque é não esquecer da porção de fibras para acompanhar e checar seu índice glicêmico antes de comer. Você também pode consumi-la como um alimento pré-treino, por ser uma excelente (e natural) forma de repor energia.

Manga, mamão, caqui e ameixa preta: essas frutas têm índice glicêmico alto, mas sua carga glicêmica é moderada. Lembre sempre da porção de fibras, além da contagem de carboidratos. Mas, em geral, podem ser consumidas sem problemas.

Frutas secas: o processo de desidratação que as frutas passam acaba concentrando ainda mais seus nutrientes. A redução no seu tamanho também faz com que uma porção dessas frutas tenha muito mais carboidrato do que a versão natural. Por isso, o ideal é tomar cuidado.

Melancia: a alta concentração de água presente na melancia faz com que essa fruta tenha um alto índice glicêmico. Mas, como uma fatia contém pouquíssimos carboidratos, sua carga glicêmica é baixa. Por isso, apesar dessa medida alta, em geral não interfere de forma significativa na glicemia pós-prandial. Então, pode ser consumida.

Melão: o melão, devido a sua grande quantidade de água, também tem um índice glicêmico alto. Mas, assim como a melancia, sua quantidade de glicose por porção é bem baixa. Então, pode ser consumido, desde que apenas uma fatia por refeição.

Frutas com baixo e médio índice glicêmico

O coco e o abacate são frutas ricas em gorduras de boa qualidade e índice glicêmico baixo. Para quem é fã de guacamole, essa é uma ótima notícia! Além dessas, as frutas que podem ser comidas com a casca, como a maçã, a pera e o morango, por exemplo, podem ser consumidas com mais tranquilidade.

A laranja e a mexerica têm índice glicêmico médio, mas tome cuidado com seu consumo em suco. Porque sua polpa branca, que é removida para fazer o suco, é a parte mais rica em fibras. Portanto, a indicação é tomar o suco só quando estiver com muita vontade, e seguir as mesmas dicas das frutas de alto índice glicêmico.

Outras frutas com índice glicêmico moderado são o pêssego, a uva, o damasco, a goiaba e o abacaxi. No entanto, é preciso tomar cuidado com a goiaba, já que sua carga glicêmica é alta. Ou seja, ela é capaz de elevar bastante os níveis de glicose e insulina.

Está mais tranquilo agora? Planeje suas refeições e não deixe de aproveitar esses alimentos super saudáveis que a natureza nos proporciona!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa