Confira mitos e verdades sobre o diabetes tipo 2

Tire as suas principais dúvidas!

Diagnosticado com diabetes tipo 2? Tenha certeza de que não está sozinho. Afinal, esse é o tipo mais comum, uma vez que atinge 90% dos casos registrados da doença. O segundo tipo significa que seu corpo está produzindo insulina, mas não consegue utilizá-la corretamente. Isso faz com que as taxas de glicose no seu sangue aumentem.

Mas, o que isso quer dizer na prática? Por ser uma doença comum, costumamos ouvir rumores que nos deixam com mais medo do que o necessário, inclusive porque nem todos são verdade. Reunimos então alguns mitos e verdades sobre essa condição. Então, chegou a hora de esclarecer os rumores!

A Diabetes vai me fazer sentir cansado — Mito

É verdade que a deficiência de absorção de glicose no organismo limita a quantidade de energia que é transferida às suas células. Mas, os sintomas vão além disso. A vontade constante de urinar, a sensação de boca seca e sede exacerbada, a visão embaçada e a demora na cicatrização da pele, por exemplo, são alguns dos principais sinais de que é importante marcar uma consulta médica! Você só se sentirá cansado o tempo todo se estiver com ela mal controlada. Caso contrário, ficará bem. Mais um motivo para pensar em se cuidar!

Diabetes deve ser levada a sério — Verdade

Apesar dos sintomas não serem muito alarmantes, ser diagnosticado com Diabetes, qualquer que seja o tipo, é sua deixa para acompanhar com seriedade a sua saúde. Se não tratado, o aumento de glicose no sangue pode causar danos à nossa pele, nossa visão, nosso sistema nervoso, nossos rins, entre vários outros. Cuidando do seu organismo regularmente e com seriedade, tudo fluirá com tranquilidade!

Fui diagnosticado com diabetes. Minha vida acabou! — Mito

Sem drama por aqui! É verdade que você vai precisar ter alguns cuidados extras se diagnosticado com diabetes, mas é possível ser feliz da mesma forma! Os cuidados diários dos pacientes diabéticos envolvem o planejamento das refeições, a prática regular de exercícios e o acompanhamento médico. Caso seja necessário, o paciente deverá tomar remédios ou insulina e checar a quantidade de glicose do sangue, de acordo com a orientação médica.

Sobrepeso é garantia de diabetes – Mito

Apesar de aumentar as chances de desenvolver o diabetes tipo 2, não é necessariamente verdade que, se você estiver com uns quilinhos a mais, será diabético.

Não posso mais comer doces — Mito

Isso não é verdade. Assim como todo mundo, o paciente diagnosticado com diabetes precisa controlar a quantidade de açúcar que consome, mas não é necessário cortá-lo completamente de sua alimentação. Por ter uma longa lista de variáveis, só quem pode orientar como deve ser sua postura com o açúcar é o seu médico. Então, marque uma consulta e tire suas dúvidas. Um bom nutricionista vai te ajudar MUITO na adaptação dessa nova realidade.

Vou precisar tomar injeções de insulina todos os dias — Mito

O tratamento de diabetes só pode ser definido pelo médico, sendo ajustado para a necessidade de cada paciente. É possível que o suplemento de insulina seja necessário, mas existem muitas pessoas que conseguem lidar com a doença somente com ajustes na alimentação e exercícios. E acredite, caso você precise usar insulina, será com certeza o melhor tratamento para você se manter saudável e feliz!

Existem grupos de risco para diabetes – Verdade

A incidência de diabetes tipo 2 é mais comum entre alguns grupos étnicos do que em outros. A população negra, a latina, indígena e asiática, além dos idosos, devem acompanhar os sintomas específicos com mais afinco do que as outras.

É possível reduzir os riscos de desenvolver diabetes – Verdade

Existem alguns passos simples que podem ajudar a evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Controlar seu peso, manter uma alimentação saudável, estabelecer uma rotina de exercícios e parar de fumar estão entre as principais!

Aproveite que está por aqui e confira outros posts do Clube:

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa