Você é otimista, pessimista ou realista?

O copo pode estar meio cheio, meio vazio ou, simplesmente, pela metade…

Muitas vezes, a vida parece jogar um balde de água fria em nossas cabeças. É como se tudo aquilo que planejamos fosse por água abaixo em um segundo, por conta de uma notícia triste ou um acontecimento que não aconteceu como imaginávamos.

Mas, isso não é necessariamente ruim. Porque a maneira como enxergamos o mundo está diretamente relacionada à forma como levamos a vida. Ou seja, nada é bom ou ruim por si só, tudo depende de como você encara cada situação.

Até mesmo um diagnóstico de uma doença crônica, como o diabetes, por exemplo, pode ser uma nova guinada na sua vida – e para cima! Pode ser a oportunidade que faltava para você se cuidar mais, ser mais saudável e ativo, perceber mais o seu corpo, amar-se ainda mais!

Nada na vida é motivo para acabar com a sua alegria de forma definitiva. Tristezas, raivas e angústias acontecem, mas não devem ser permanentes. Ninguém é feliz o tempo todo, mas ninguém deve ser triste o tempo todo também.

É a velha história do copo: quem é pessimista enxerga o copo sempre meio vazio. Quem é otimista enxerga sempre meio cheio – o que também não é bom, pois você pode, muitas vezes, criar ilusões e fantasias na sua cabeça.

Já o realista entende que o copo está sempre na metade. Ele se preocupa em melhorar essa colocação, ou ao menos manter da mesma forma. O realista entende cada situação, reflete sobre os detalhes, analisa suas possibilidades. Mas, ter o pé no chão o tempo todo pode, também, te impedir de voar e realizar sonhos.

No final das contas, o equilíbrio é sempre a melhor saída. O ser humano não consegue ser perfeito o tempo todo, mas é importante tentar encontrar caminhos menos esburacados para chegar ao destino final de forma mais tranquila.

Seja qual for a sua realidade no momento, evite o pessimismo, dê um pouco de espaço ao otimismo e seja, acima de tudo, realista. Nada precisa parar você. Mas, aceleração demais também pode machucar.

E aí, como você quer levar seu dia a dia?

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa