Sou diabético, e agora?

Com uma vida saudável, você vai tirar de letra!

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser assustador, principalmente pelas dúvidas que surgem a respeito de alimentação e rotina que deve ser seguida no dia a dia. E sim, algumas coisas vão mudar. Mas, com uma vida equilibrada e tomando os cuidados certos, dá pra ter muita saúde e disposição pra enfrentar tudo que vier pela frente!

Por onde eu começo?

Independentemente do tipo de diabetes que tenha (tipo 1 ou 2), é preciso ter um acompanhamento médico periódico e constante. Infelizmente, diabetes não tem cura, mas seguindo o tratamento adequado a vida pode seguir normalmente. É importante, também, cuidar da saúde mental e espiritual.

Não se esqueça de que tudo faz parte de um processo e, no início, tudo vai parecer mais complicado, mesmo.

Faça exercícios físicos

Consulte seu médico e veja as necessidades do seu corpo. Exercícios físicos são sempre importantes. Descobrir uma atividade física que lhe agrade (e que supra o que seu organismo precisa) vai te ajudar diretamente no controle do diabetes. Se nunca se exercitou antes, comece com uma caminhada ao ar livre, você vai se sentir renovado depois de alguns minutos de ar puro!

Alimentação balanceada e programada

Sim, seus alimentos terão que ser pensados de agora por diante. Pães, bolos, tortas e bolachas são opções com muito carboidrato “inútil”. Opte por verduras, legumes, frutas e castanhas. Comidas integrais são mais indicadas para o dia a dia.

Lembre-se de conferir rótulos! Tudo o que for diet é direcionado para pessoas com alimentação restrita a açúcar (já opções light pode conter açúcar). E nem sempre o que é diet tem de fato carboidratos reduzidos a ponto de valer a pena a escolha. Então, fique de olho!

Cuide da sua mente

Não se estressar, dormir bem à noite e não consumir bebidas alcoólicas em excesso são algumas das medidas necessárias para não alterar a sua glicemia. Cuidar da sua saúde mental fará muita diferença e pode evitar complicações futuras para sua saúde.

Não hesite em pedir ajuda

Ter um médico de confiança e consultá-lo periodicamente, além de sempre procurar mais informações e fazer anotações importantes, faz toda a diferença. Aqui no Clube do diabetes, você vai encontrar sempre dicas atualizadas e responsáveis, que irão te ajudar a levar uma vida mais equilibrada!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa