Audiência pública debaterá Retinopatia dia 09 de agosto em SP

No dia 09 de agosto próximo, às 14h00, a ADJ Diabetes Brasil promoverá a audiência pública , Monitorização e Complicações do Diabetes, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Estarão presentes representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo, da Retina Brasil e da ADJ Diabetes Brasil, além do deputado Chico Sardelli.

Hoje já existem cerca de 16 milhões de pessoas com Diabetes no Brasil, Segundo dados da OMS ( Organização Mundial da Saúde). Desse número, estima-se que cerca de 7 milhões de pessoas ainda não têm o diagnostic da doença. Os gastos com complicacões da doença em 2015 foram por vola da casa de R$ 92 milhões e o próprio Ministério da Saúde divulgou que este ano houve um aumento de 12% nas mortes entre 2010 e 2016 por conta do mau controle da doença na populacão.

Por começar silencioso, na maioria dos casos, o diabetes provoca sérias complicações, entre elas a retinopatia diabética. Esta afeta cerca de 40% das pessoas com diabetes. As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira.

A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

A audiência pública tem o intuito de debater: Quais medidas podem ser tomadas para facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, para reduzir a incidência de internações, de complicações do diabete e de mortes, como também diminuir os gastos do governo.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Abbott, da Bayer e da Novartis. Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br

Participem!!!!!! Para isso, basta comparecer ao local na data e hora citados acima, para fazer valer o direito dos pacientes diabéticos para seus cuidados com a saúde!

 

 

Onde será:

 ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – São Paulo

Auditório Paulo Kobayashi

 

Quando:

 Dia 09 de agosto – 14h00

 

 

Sobre a ADJ Diabetes Brasil
Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.
Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.
 Informações à imprensa:
Jornalista: Vanessa Pirolo
Tel.: 11 20637638/ 993872603
Email: vanessapirolo@animapress.com.br

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa