Dicas de viagem para quem tem diabetes

Aproveite seus dias de folga sem preocupações!

Viajar é sempre uma experiência gratificante. E para quem tem diabetes também pode ser, mas são necessários alguns cuidados extras para aproveitar ao máximo os passeios e não perder nenhuma aventura!

Basta conhecer algumas informações e ter em mãos algumas dicas para deixar as preocupações de lado durante os seus passeios. Afinal, todo mundo merece descansar sem precisar ter dores de cabeça.

Normalmente, quando viajamos, costumamos investir algumas horas no trajeto até o destino desejado. E, para passar o tempo, o que podemos fazer? Comemos uma guloseima ou outra! Isso faz com que o consumo de calorias seja maior do que o necessário.

O que comer e onde comer

Por isso, a primeira dica é sobre o que comer no carro, avião ou qualquer outro meio de transporte: é preciso escolher com discernimento os aperitivos para levar na mochila. Assim, você mata a fome (e a vontade de comer!) sem prejudicar o bom funcionamento do seu organismo.

A primeira coisa a levar é água – hidratar-se é muito importante. Então, tenha uma garrafinha em mãos e ganhe mais praticidade. Se não quiser beber apenas água, um suco natural sem açúcar, chá e água de coco são ótimas opções para hora da sede. Só não se esqueça de contar os carboidratos corretamente e fazer o bolus, ok?

Barras de cereais, saquinhos com porções de castanhas e frutas secas são ótimas para levar em longas viagens. Esses produtos não estragam facilmente ou perdem o sabor se estiver calor. Outra boa dica é fazer você mesmo esses alimentos. Assim, terá a certeza de que, realmente, terá uma comida saudável em mãos!

Não leve verduras e saladas cruas. Esses produtos estragam facilmente, principalmente se não estiverem refrigerados. Peixes e mariscos crus também não são uma boa opção, pelos mesmos motivos. E não se esqueça de colocar um álcool em gel na bolsa para usar nas mãos antes de ingerir qualquer alimento.

Já no local de destino, desbravar locais novos e conhecer a gastronomia local faz parte de qualquer viagem. Nessas horas, escolha os restaurantes à la carte, boa opção para evitar os alimentos que ficam horas expostos no self service. Porém, se esta for sua única opção, escolha aquilo que for cozido ou feito no vapor. Nada de frituras!

E exercícios físicos, são importantes?

Mesmo longe de casa, continue a prática de exercícios, se assim você já o faz frequentemente. Não pode descuidar. Caminhadas e passeios ao ar livre vão te dar mais disposição para curtir a viagem tranquilamente.

Cuide da sua saúde

Tire o primeiro dia da viagem para se adequar ao clima do local e fuso horário, principalmente se for uma viagem para fora do país. Faça um teste de glicemia antes de qualquer passeio. Assim, evita os riscos de ter complicações como hipoglicemia e hiperglicemia no trajeto, além de ficar atento às suas glicemias. Afinal, essas mudanças podem bagunçar um pouco o controle nos primeiros dias.

Leve com você, na sua bagagem de mãos, e seu glicosímetro e todos os acessórios necessários. Exagere na reserva de insumos, ou seja, peque sempre para mais! Aliás, não se esqueça de levar com você, também, os seus medicamentos e suas receitas médicas. Assim estará prevenida para quaisquer eventualidades! Faça uma lista e verificar se está tudo certo antes de sair de casa.

Se a viagem for de carro, pare a cada duas ou três horas para esticar o corpo e verificar o nível de glicose. E, se quem estiver dirigindo for você, mantenha atenção redobrada e, se necessário, pare a cada uma ou duas horas.

Se a viagem for de avião, leve os relatórios da sua diabetes em português e inglês, caso vá para o exterior. Peça para seu médico destacar o CID (Cadastro Internacional de Saúde) nos relatórios também.

Quer uma dica? Procure sentar nas cadeiras perto do corredor. Assim, será mais fácil esticar as pernas ou ir ao banheiro quando precisar. E se for necessário medir a glicemia no voo, faça isso! Não adie até o avião pousar. Assim, a sua viagem seguirá segura e tranquila.

A lista de cuidados não é longa e vale a pena se atentar a cada detalhe. Assim, suas viagem serão sempre tranquilas e você poderá aproveitar com toda a intensidade que quiser!

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa