Você faz idéia do que a desidratação pode causar em nossa saúde? E o que exatamente é ideal beber em dias muito quentes, típicos de uma estação como o nosso verão?
Nos dias mais quentes, nosso corpo elimina água de várias formas: Inclusive para a respiração, coração, rim e todos os outros orgãos funcionarem, eliminamos em torno de 2,5 litros de água por dia pela urina, fezes, respiração e transpiração.
Para que nosso corpo não fique desidratado, precisamos ingerir bastante líquido, principalmente água.
Muita gente não tem o hábito de beber água ao longo do dia, muitos porque simplesmente não gostam, ou acham sem graça. O ideal é no começo fazer um esforço mesmo, até que isso vire um hábito!
A água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui calorias. O suco hidrata também, é ótimo em vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas. O único que possui poucas calorias e acaba não atrapalhando muito nosso controle glicêmico é a limonada ( desde que, claro, NÃO seja adoçado com açúcar) . Os chás ajudam sim na hidratação mas não podem ser consumidos em excesso, pois podem ter alguns efeitos colaterais, como o chá verde por exemplo, que possui muita cafeína. A água tem que vir em maior quantidade ao longo do dia.
Outras opções legai são aguas saborizadas, colocando por exemplo rodelas de limão siciliano na água, ou folhas de hortelã, ou a agua de coco, que funciona também como um isotônico natural. Mas que, mais uma vez, não deve ser consumida em excesso, principalmente para quem tem pressão alta, pois pode elevar ainda mais a pressão. Ah! Sem contar que, claro, para quem tem diabetes, é preciso ficar esperto, pois a água de coco possui carboidratos, ou seja, é preciso fazer a contagem e aplicar a insulina necessária.
Quais são os riscos de uma desidratação ?
De ligeira a moderada desidratação, outros possíveis sintomas incluem:
Quando a desidratação é mais grave, uma pessoa pode experimentar:
E agora, vamos todos andar sempre com nossa garrafinha de agua sempre!