Cuidado com sua alimentação na prática de exercícios!

Se alimentar corretamente pode ser a chave do sucesso para obter bons resultados durante a prática de atividade física. Confira aqui algumas dicas para se alimentar bem!

Foto: divulgação

Um dos principais cuidados que nós diabéticos devemos ter em relação à prática de atividades físicas é o risco de hipoglicemia. Porque?

O exercício melhora muito a sensibilidade à insulina. E, depois da prática, dependendo da modalidade e da intensidade, a hipo pode ocorrer até mesmo 24 horas após o exercício!

Para evitar que isso aconteça, é muito importante acompanhar as dosagens de insulina ( caso o diabético seja DM1) ou bomba, e no DM2, dos medicamentos . Converse com seu médico sobre isso antes de iniciar qualquer atividade!!!

A alimentação antes, durante e após a atividade física também é determinante para evitar a hipoglicemia.

Consumir carboidrato é fundamental para pratica de esportes e para manter a glicemia no controle. Porém, para que a glicemia não caia demais, e também para que não ocorra nenhum pico glicêmico ( caso se abuse do carbo antes) é MUITO IMPORTANTE que as quantidades sejam estabelecidas junto a um profissional ( no caso, um nutricionista).

Uma boa opção de lanche ANTES pode ser uma fatia de pão integral com requeijão light, ou um iogurte desnatado que pode ser batido com fruta. Sem pesar, com uma porção razoável de energia!

Se seu treino durar mais que uma hora, DURANTE A ATIVIDADE será necessária a ingestão de 15-20 gramas de carboidrato a cada 45 minutos. Como exemplos temos os géis de carboidrato, as bebidas isotônicas que além de hidratar fornecem energia, água de coco.

Para finalizar, a refeição APÓS O TREINO é extremamente importante. Além de evitar a hipoglicemia, também evita a perda massa muscular. Aqui será importante a inclusão do carboidrato e a proteína. A quantidade necessária será calculada pelo seu nutricionista, que levará em consideração seu peso corporal.

Foto: divulgação

MEÇA SUA GLICEMIA ANTES, DURANTE E DEPOIS. Não apenas durante, mas antes e depois também. Com isso , você consegue evitar hipos, calcular melhor o que vai comer , e ainda aproveitar melhor tudo o que o esporte tem de bom para oferecer!

 

Fonte consultada: Sociedade Brasileira de Diabetes

SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES.OFICIAL