A ansiedade aparece em momentos involuntários e nos pega algumas vezes desprevenidos. Aprender a lidar com esse sentimento pode ser a chave para o bom controle
A crise pegou todo mundo: como se manter confiante e com a glicemia controlada?
Coisa que mais vemos ultimamente é, sem dúvida, pessoas falando de problemas financeiros, crise, preços absurdos e , infelizmente, desemprego.
Até aquele profissional que de certa forma tinha uma carreira sólida, sofreu os efeitos dessa economia em crise. Onde isso vai parar? Não sabemos ainda. Mas, pelo que preveem economistas renomados, analistas de mercado, etc, a crise é longa e profunda.
Isso assusta, e muito. A insegurança, o medo, ansiedade, o desespero desencadeia em nós uma reação química que, muitas vezes faz o nosso controle glicêmico simplesmente enlouquecer.
A tristeza, a depressão, a angustia, muitas vezes nos deixa num estado de letargia, prostração, e simplesmente não conseguimos reagir!
Diante disso, é preciso parar e pensar que a realidade está aí, e que, como não temos previsão alguma de melhora , precisamos – principalmente quando já não nos resta muito animo – juntar forças, procurar ajuda, amigos, família, e tentar nos proporcionar momentos de bem estar ( que não precisam ser pagos, certo? )
Está sem trabalho? Programe seu dia para algumas horas de busca de trabalho, contatos, etc. E reserve um pouco de tempo para simplesmente esvaziar a mente!
Vá a parques, passeie pelas ruas, passeie com o seu cachorro, vá na casa de amigos. Pedale, jogue bola, de um mergulho no mar. Muitas vezes, nesses momentos de “descanso mental” nos aparecem boas idéias, que podem nos guiar a um caminho mais interessante, feliz.
Não se deixe contaminar por tanto pessimismo. O cenário é péssimo, mas não significa que a sua vida precise ser péssima! Tem que baixar o padrão de vida? Faça. Tem que andar a pé? Faça. Tem que mudar algumas situações de vida? Mude! Mas não perca o animo.
E você, que tem Diabetes – tipo 1, 2, lada, mody – qualquer uma, precisa SIM, dedicar um tempo sempre só pra você. Pode ter 5 filhos , uma empresa, marido e cachorro. Nenhum deles fará o controle para você: acordar, medir a glicemia, se alimentar, praticar alguma atividade ( veja bem, quem disse que vc precisa fazer academia? Pode pedalar! Pode correr na rua, caminhar, nadar no mar!) , programar coisas interessantes e positivas para seu dia). Falar com pessoas sobre o que está passando, desabafar. Amigos são para isso também!
Realizar todas as pontas de dedo, tomar cuidado com a alimentação ( vc pode comprar alimentos super gostosos na feira, preparar, cuidar do que está colocando no prato), descansar, ler, estudar.
Fique atento: Stress, ansiedade, muitas vezes dificultam o controle glicêmico por conta de hormônios como o cortisol e a adrenalina. Faça pontas de dedo mais frequentes e cuide da sua alimentação. Se necessário, converse com o seu médico!
Num momento de crise , uma coisa que pode nos ajudar muito é a criatividade. Ela é quem vai lhe guiar, para lá ou para cá, lhe dando opções de coisas que pode fazer em prol do seu bem estar, da sua alegria, da sua saúde.
Gostamos muito de reclamar. Sempre. Mas temos um sistema de saúde que fornece medicamentos super custosos ( mesmo mediante ações judiciais) , coisa que em muitos países não acontece. Vc sabia disso? Claro que, como vivemos no Brasil, o modelo do SUS, que deveria de fato funcionar, apresenta inúmeras falhas: falta medicamentos, burocracia, falta de verba, alguns estados estão quebrados, ou desvio dela, vai saber).
Venho passando por crises frequentes de ansiedade e decidi, enfim, cuidar disso. Uma dica? O esporte, acupuntura, massagens, terapias alternativas, florais, fazer atividades que relaxam. E muitos desses podem ser encontrados em serviços sociais, ou seja, que são oferecidos a pessoas que não tem condiçãoo de pagar os preços normais. O importante é buscar ajuda!
Algumas dicas para controlar a ansiedade