Semana Hepatite Zero objetiva bater recorde de testes em 2017
Campanha Hepatite Zero mobiliza todo o país com testes gratuitos e
o objetivo de erradicar a hepatite C.
De 24 a 28 de julho (sendo que em alguns pontos se estenderá até o dia 30), será realizada uma das maiores campanhas de testes rápidos de Hepatite C. O período foi escolhido, pois em 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites.
A Semana Hepatite Zero é um projeto de escala mundial que visa identificar e dar suporte aos portadores da doença. No Brasil, a iniciativa é da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club, que juntos buscam ampliar cada vez mais a abrangência da campanha. Algumas capitais brasileiras e diversas cidades do interior receberão mutirões de testes em locais públicos e de grande circulação.
Em 2016, a campanha submeteu mais de 100 mil pessoas ao teste, das quais 1.015 foram diagnosticadas com a doença e encaminhadas ao tratamento adequado. Para 2017, a expectativa é alcançar uma marca recorde pessoas testadas, estimando a identificação de 1 mil casos positivos novamente.
Por meio de um rápido teste, é possível diagnosticar a presença ou não dos anticorpos contra o vírus no organismo da pessoa examinada. A partir do momento em que se confirma o resultado positivo, os pacientes serão orientados e encaminhados a uma unidade da ABPH, onde recebem atendimento gratuito. Caso não haja atendimento na localidade de moradia do paciente, o encaminhamento será para o Centro de Referência e Tratamento (CRT-SUS) mais próximo.
A hepatite é uma doença silenciosa, progressiva, de alto risco e tratamento disponível no SUS. O portador pode carregar o vírus por muitos anos sem se dar conta, já que nem sempre o caso reagente caracteriza uma hepatite crônica. Estima-se que quase seis milhões de brasileiros estejam infectados com os vírus B e C da hepatite e não tenham recebido o diagnóstico.
Confira no link www.facebook.com/hepatitezero todos os locais que receberão a campanha.
Sobre a ABPH
Criada em 2012, a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH) tem como objetivo trazer à luz os quase 6 milhões de brasileiros infectados com os vírus da hepatite B e C, e que ainda vivem sem saber que estão doentes. A Organização também fomenta a missão de advogar a causa, divulgá-la e criar maneiras para os que já estejam diagnosticados possam ter tratamento de qualidade em busca da cura da doença. A ABPH tem atendimento nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.
Contatos com: Eduardo Lima / Nathalia Romão / Jessica Cunha
(11) 94713-1879 | (11) 3253-4034 |