O Botox, nome comercial da Toxina Botulínica, é largamente utilizado em clínicas para prevenir ou amenizar aquelas ruguinhas que aparecem com o tempo. Será que quem tem diabetes pode usar?
Recentemente fiz um post no Instagram sobre o Botox ( que eu havia aplicado ao redor dos olhos)e muita gente perguntou se doía, se poderíamos mesmo fazer.
Minha querida dermatologista, Dra. Geisa Costa, explicou que apenas é importante SEMPRE estarmos atentos às glicemias, e que com os valores dentro do desejado, nada impede o diabético de aplicar a toxina.
Porque as glicemias precisam estar sob controle? Para a aplicação, é realizada com uma agulha pequena e fininha – e tudo o que utiliza agulhas requer nosso cuidado para prevenir infecções, o que é evitado com a glicemia controlada!!! E isso vale para qualquer procedimento.
Não há nenhuma medida extra às pessoas com diabetes após o procedimento, apenas a recomendação – como para qualquer paciente – evitar deitar nas 4 horas seguintes da aplicação, e evitar tomar sol. Vida normal depois!
E claro, procure sempre fazer qualquer procedimento estético mais invasivo com um bom dermatologista, que tem todo o know-how necessário para os cuidados que precisamos.
E a toxina também pode e deve ser usada em homens que querem prevenir ou diminuir ruguinhas! Este procedimento não é indicado só para mulheres.