O perigo das dietas milagrosas para os diabéticos

dieta_diabetes

Promessas de perda de peso rápido levam muitas pessoas a se arriscarem em regimes que supostamente garantem uma redução de peso em menos de 30 dias. CUIDADO!

acucar_e_emagrecimento_-_hortela_e_canela_-_novo_-_editEmagrecimentos milagrosos, na maioria em um curto prazo, são promessas das dietas da moda, como Atkins, Detox, Dukan, Paleolítica, entre outras. Cada uma tem uma característica, uma metodologia, mas ambas são muito restritivas e perigosas a todos nós diabéticos, sejamos tipo 1, tipo 2, pré diabéticos. O que for!

Para quem não conhece, tanto Atkins, como Dukan e Paleolítica pregam a total abstenção ou quase que a totalidade de restrição a carboidratos. Em contrapartida, o consumo de proteínas está liberado. Na paleolítica, por exemplo, não é necessário se preocupar com as gorduras dos alimentos. Já na Detox, o objetivo é desintoxicar e promover a perda de peso, mas também, de forma radical: dois dias ingerindo líquido e evitando o glúten. Todo esse radicalismo tem um custo muito alto para nossa saúde.

Médicos afirmam que começar qualquer restrição alimentar, visando emagrecer sem o acompanhamento de um profissional especialista (nutricionista e/ou endocrinologista) não seria recomendado para ninguém e nos pacientes com diabetes a atitude se torna ainda mais arriscada! O Diabetes já faz o individuo seguir uma dieta, que deve ser balanceada, rica em vegetais, frutas, legumes, alimentos integrais e proteínas magras.

O risco dos regimes radicais para os diabéticos tipo 1 estão relacionados à ausência de nutrientes especiais para o organismo, colocando em risco o sistema imunológico que, nestas pessoas, que já não funciona corretamente. A restrição de carboidratos e o excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins, levar à hipoglicemias inesperadas, a um quadro de cetose em alguns casos. Vale a pena arriscar? Não!

Sem dúvida, a dieta balanceada, equilibrada em todos os grupos alimentares, aliadas a um estilo de vida Captura de tela 2016-05-23 17.43.03saudável e atividade física ainda são as melhores medidas para se perder peso com saúde. Mesmo que a diminuição seja mais lenta, ela será mais saudável e definitiva.

Confira aqui algumas dicas para conseguir se manter saudável e motivado e conseguir enfim, um emagrecimento saudável (ou apenas a manutenção do peso)

  • O café da manhã, primeira refeição do dia, é a melhor aliada da sua disposição e energia e ainda ajuda na prevenção de sintomas desagraváveis, peculiares no diabetes e na obesidade – portanto, nada de pular essa importante refeição;
  • Alimente-se a cada três horas e inclua frutas de baixo a médio índice glicêmico nos intervalos das principais refeições, isso fará com que você mantenha a insulina em níveis adequados;
  • Fuja de alimentos refinados, frituras e alimentos com muita gordura;
  • Dê ênfase na ingestão de grãos integrais, carne branca sem pele e gordura aparente, muitas frutas, legumes, oleaginosas e soja;
  • Faça exames periódicos e monitore sua saúde;
  • Pratique exercícios físicos de acordo com a recomendação de seu médico;
  • Condicione-se a cuidar de você – nada é impossível, adote uma postura positiva e cuide-se.

Fontes:
ANAD
Nutricionista Dra Silvia Ferraz
CRN: 867/16

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES.OFICIAL