Participe da consulta publica para distribuição de insulinas análogas!

insulinas-carrossel

CONITEC recebe contribuições para Consulta Pública sobre análogos de insulina para DM1 até 03/10/16

Na última terça-feira (13.09.16) a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, abriu Consulta Pública sobre a incorporação de análogos de insulina de ação rápida (lispro, asparte e glulisina) para Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Até o dia 03/10/16, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, profissionais da saúde, pacientes, familiares e cuidadores de pessoas com diabetes, assim como pesquisadores em saúde, poderão contribuir enviando manifestações e depoimentos para influenciar a recomendação final da CONITEC.

As insulinas análogas têm uma ação mais efetiva e comprovada cientificamente, agindo rapidamente pouquíssimo tempo após sua aplicação, não precisando que a pessoa espere meia hora para se alimentar. Sua atuação é simultânea com a elevação da glicemia, provocada com a ingestão dos alimentos, ao contrário das insulina regular, que tem uma atuação que começa 30 minutos após a sua aplicação.

Como o parecer foi negativo, precisamos fazer um grande volume de respostas, para que este resultado possa ser modificado a nosso favor!  Para isso, é importante que coloque argumentos de experiência pessoal, que fale sobre o controle da glicemia, entre outras questões existentes.

Porque o parecer foi negativo?

A CONITEC recomenda a não incorporação, pois entende que não ficou  comprovada a superioridade das insulinas análogas rápidas em relação à insulina regular, ou seja, que os análogos não proporcionam melhor controle glicêmico e qualidade de vida. Já em relação os  custos, entende que só haveria vantagem em incluir os análogos de ação rápida no SUS se o preço fosse igual ou inferior ao da insulina regular- o preço das insulinas análogas é cerca de 150% superior ao preço da insulina regular.

Esta recomendação inicial pode ser revista pela CONITEC. E você  contribuir para isso, dando suas sugestões e comentários sobre a proposta de fornecimento de análogos de ação rápida para tratamento do diabetes tipo 1 pelo SUS. Participem!!! Segue o link abaixo!!! Você tem até o dia 03 de outubro para participar!

Clique aqui para participar da consulta pública

people-voting

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa